Iniciativa nacional prolonga-se até ao final do ano e permite aos cidadãos ajudar os bombeiros e o ambiente entregando equipamentos elétricos usados para reciclagem.

Seis associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Bragança estão a participar na 10.ª edição da campanha “Quartel Eletrão”, uma iniciativa que alia a reciclagem à solidariedade. Os quartéis de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Torre Dona Chama e Vinhais estão a receber pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, até 31 de dezembro, contribuindo assim para a proteção ambiental e para a possibilidade de ganhar prémios que reforçam os meios de combate a incêndios.

A campanha, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, foi prolongada até ao final do ano, permitindo aumentar as hipóteses de vitória e de prémios para as corporações participantes. O quartel que reunir a maior quantidade de resíduos em peso receberá um veículo ligeiro de combate a incêndios, enquanto os segundos e terceiros classificados ganharão 10 mil e 5 mil euros em equipamentos de proteção individual, respetivamente.

Existem ainda prémios regionais e incentivos para novas associações aderentes e para as corporações que mais cresceram nos últimos cinco anos . As associações que recolherem mais pilhas e lâmpadas também serão premiadas com 1 500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Além disso, cada tonelada de resíduos elétricos recolhida vale 75 euros, e cada tonelada de pilhas ou baterias garante 250 euros, com prémios extra para quem ultrapassar as 20 toneladas.

Para Ricardo Furtado, Diretor-Geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, “entregar resíduos num Quartel Eletrão é um esforço com impacto real e imediato: protegemos o ambiente e equipamos quem nos protege”. O responsável destaca ainda o envolvimento crescente de autarquias e empresas, que representam já 20% das quantidades recolhidas, num total de mais de 90 entidades parceiras.

Desde o arranque da 10.ª edição, em janeiro de 2025, já foram recolhidas mais de 2 300 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados a nível nacional — valores semelhantes aos registados no mesmo período do ano passado. Na edição anterior, os prémios atribuídos somaram 316 mil euros, e a meta para este ano é ultrapassar esse valor.

A iniciativa, que decorre há 14 anos, já permitiu recolher e reciclar cerca de 17 mil toneladas de resíduos elétricos e atribuir 1,8 milhões de euros em prémios aos bombeiros, incluindo nove viaturas — quatro ambulâncias e cinco veículos de combate a incêndios.

Jornalista: Gonçalo Pereira
Fotos: DR

Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: “PARLAMENTO PRÓXIMO” LEVA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA AO DISTRITO DE BRAGANÇA