O Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), procedeu no dia 27 de outubro à recolha de um grifo (Gyps fulvus) que se encontrava debilitado num terreno agrícola no concelho de Bragança.
A intervenção ocorreu após o alerta de um popular, que deu conta da presença da ave de grande porte aparentemente desorientada e incapaz de voar. Os elementos do SEPNA deslocaram-se de imediato ao local, confirmando o estado debilitado do animal e assegurando o seu transporte para as instalações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Bragança.
Posteriormente, o grifo foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, onde será sujeito a avaliação clínica, acompanhamento e processo de recuperação, com vista à sua posterior libertação no habitat natural.
A GNR, através do SEPNA, reforça o seu compromisso com a proteção e conservação da fauna e da natureza, apelando à população para que denuncie situações de risco ou infrações ambientais.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: GNR – Comando Territorial de Bragança



















