O Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), procedeu no dia 27 de outubro à recolha de um grifo (Gyps fulvus) que se encontrava debilitado num terreno agrícola no concelho de Bragança.

A intervenção ocorreu após o alerta de um popular, que deu conta da presença da ave de grande porte aparentemente desorientada e incapaz de voar. Os elementos do SEPNA deslocaram-se de imediato ao local, confirmando o estado debilitado do animal e assegurando o seu transporte para as instalações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Bragança.

Posteriormente, o grifo foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, onde será sujeito a avaliação clínica, acompanhamento e processo de recuperação, com vista à sua posterior libertação no habitat natural.

A GNR, através do SEPNA, reforça o seu compromisso com a proteção e conservação da fauna e da natureza, apelando à população para que denuncie situações de risco ou infrações ambientais.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: GNR – Comando Territorial de Bragança

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorAAUTAD PROMOVE “SEMANA DA SUSTENTABILIDADE” COM TRÊS DIAS DEDICADOS À REFLEXÃO E À AÇÃO PELO FUTURO
Próximo artigoOPERÇÃO COMSIGO CELEBRA DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA EM MACEDO DE CAVALEIROS