Figura incontornável da cultura portuguesa, Sérgio Godinho será o próximo convidado do ciclo “Entre Quem Lê”, numa conversa marcada para sexta-feira, 19 de setembro, às 21h00. O evento promete um mergulho na obra multifacetada de um dos mais completos artistas nacionais, cuja carreira soma mais de cinco décadas de atividade ininterrupta nas artes.
Cantor, compositor, escritor, ator de teatro e cinema, Sérgio Godinho tem sido muitas vezes apelidado de “homem dos sete instrumentos” – uma definição que, mais do que literal, sublinha a versatilidade e riqueza do seu percurso. Além de uma extensa discografia que marcou gerações, tem vindo a afirmar-se, nas últimas décadas, como uma voz singular também na literatura.
Entre as suas obras literárias destacam-se os livros de poemas O Sangue Por Um Fio, as crónicas reunidas em Caríssimas Quarenta Canções, o livro de contos Vidadupla, os romances Coração Mais Que Perfeito e Estocolmo, bem como os livros infantis A Caixa e O Pequeno Livro dos Medos, este último também ilustrado pelo próprio. A sua ligação entre texto e imagem é igualmente visível em projetos como Sérgio Godinho & As Quarenta Ilustrações, em que quarenta das suas letras foram interpretadas visualmente por ilustradores portugueses, e Palavras são imagens são palavras, que junta poesia e fotografia.
Em 2024, Godinho publicou o seu terceiro romance, Vida e morte nas cidades geminadas, e prepara-se agora para lançar um novo livro de contos, Como se não houvesse amanhã, obra que servirá de ponto de partida para esta conversa com o público.
A moderação estará a cargo de Ana Bárbara Pedrosa, também ela uma presença relevante no panorama literário atual. Autora dos romances Lisboa, chão sagrado, Palavra do Senhor, Amor estragado e Viagens com o Mehdi, foi por duas vezes finalista do Prémio Eça de Queiroz. Além de escritora, é tradutora, revisora, cronista e crítica literária, com colaborações em publicações como Observador, Público, Sábado, LER, Pessoa, Egoísta e Caliban.
Doutorada em Ciências Humanas e com formação em áreas tão diversas como Linguística, Economia e Estudos Portugueses, Ana Bárbara Pedrosa garante um olhar atento e informado sobre a obra de Sérgio Godinho.
A não perder, esta será uma oportunidade única para ouvir e dialogar com um dos grandes nomes da cultura portuguesa contemporânea.
A Redação,
Foto: CM Vila Real