Celmira Macedo, natural de Alfândega da Fé, viu a sua metodologia educativa, o Ekui, a ser distinguida entre as 100 mais inovadoras do mundo. 

A Ekui foi criada por Celmira Macedo em 2003 quando trabalhava como professora de crianças com dificuldades de aprendizagem, Perturbações do Espectro do Autismo e limitações cognitivas.

Agora a organização finlandesa Hundred atribuiu, na semana passada, à transmontana o prémio da HundrED Global Collection 2023, numa sessão em Helsínquia.

Entre as mais de três mil metodologias avaliadas – por mais de 1000 investigadores de 188 países -, Celmira Macedo garantiu lugar entre o top 100. 

“A Ekui ficou na shortlist há dois meses e, depois, recebemos a informação que tínhamos passado à final. Fomos considerados entre as cem melhores do mundo e a única portuguesa de sempre”, explicou Celmira Macedo, em declarações ao Jornal de Notícias.

A EKUI é uma Metodologia multissensorial de Desenho Universal e inclusiva que combina quatro formas de comunicação, nomeadamente a gráfica (as letras), o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular).

As crianças aprendem a comunicar numa nova língua (a Língua Gestual) e num código – o Braille. 

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: Leonel de Castro/Global Imagens 

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina