A região de Trás-os-Montes e Alto Douro está esta terça-feira sob risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), numa altura em que o país continental se encontra em situação de alerta desde domingo, devido às condições meteorológicas extremas.

Todos os concelhos do distrito de Bragança e de Vila Real estão incluídos nesta zona crítica, onde as temperaturas podem atingir os 41ºC nas próximas horas. A onda de calor persistente, aliada à baixa humidade e vento fraco, está a criar o cenário ideal para a rápida propagação de fogos florestais.

A situação é particularmente preocupante e para além de Trás-os-Montes, também os distritos da Guarda, Viseu, Porto, Braga e Castelo Branco estão praticamente na totalidade sob risco máximo de incêndio, num cenário que se estende ainda a dezenas de municípios em Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, Leiria, Portalegre, Santarém e Faro.

Portugal continental permanecerá em alerta até quinta-feira, com as autoridades a reforçarem meios de prevenção e resposta rápida. O IPMA prevê a continuação do tempo quente e seco, com céu geralmente limpo e subida das temperaturas máximas.

As autoridades apelam à população para evitar o uso de fogo, não fazer queimadas e comunicar imediatamente qualquer foco de incêndio. O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) encontra-se em plena operação, com reforço de vigilância aérea e terrestre nas zonas mais sensíveis.

Proteja-se, respeite as restrições em vigor e evite comportamentos de risco.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorINCÊNDIO EM SEARA VELHA, VILA REAL, CONTINUA FORA DE CONTROLO