Os trabalhadores da maior empresa de cogumelos nacional anunciaram que vão estar durante cinco dias em greve, já a partir de amanhã, devido à falta da atualização de salários.

A greve que se irá estender até ao dia 14 de fevereiro surge por não haver qualquer avanço da parte da Varandas de Sousa, antiga Sousacamp, de forma a satisfazer as reivindicações dos trabalhadores, nem sequer a aceitar negociar o caderno reivindicativo.

Em comunicado, enviado à redação do Canal N, é referido que haverá greve em todas as unidades da Varandas de Sousa, Paredes, Vila Real e Vila Flor.

“Nos últimos dias, os trabalhadores de todas as unidades têm alertado para o facto de a empresa ter dado indícios claros de estar a preparar a substituição de trabalhadores em greve, uma ilegalidade muito grave que o SINTAB repudia e denunciará, tendo já comunicado às autoridades”, refere uma fonte do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, Industria, Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB).

Recorde-se que a antiga Sousacamp, sediada em Vila Flor, foi vendida em 2019 a um fundo de capital de risco, o CoRe Equity, numa altura em que se encontrava em processo de insolvência desde 2018, com um passivo de cerca de 54 milhões de euros. A maior parte da dívida foi perdoada depois de um acordo entre o fundo e os principais credores, nomeadamente o Novo Banco, Caixa Agrícola e IFAP (Instituto de Financiamento Agrícola e Pescas).

Jornalista: Rita Teixeira

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n