VÁRIOS SURTOS DE COVID-19 ATIVOS NO DISTRITO

Enquanto não se conhecem os números atualizados da pandemia no distrito de Bragança – o mais recente boletim das autoridades de saúde reporta a situação até sexta-feira passada. com 1493 casos ainda ativos – vão sendo conhecidos vários surtos de infetados pelo Sars-Cov-2.

Nas últimas horas houve conhecimento de 3 casos positivos em utentes do Lar Nossa Senhora da Paz, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, confirmado pelo Provedor da instituição, Adérito Gomes.

Estes casos vêm juntar-se aos 4 casos que testaram positivo, no final da semana passada, de funcionárias que trabalham em um dos turnos na cozinha da Santa Casa.

Esta segunda-feira, vão ser testados todos os utentes daquela lar, cerca de 80.

Ainda por Mirandela, há um surto no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM que já contabiliza 12 infetados (6 utentes e 6 funcionários), pelo que a autoridade de saúde local decidiu colocar em isolamento profilático outros utentes e funcionários, levando ao fecho das instalações, apesar de se manter o acompanhamento assistencial aos utentes que necessitem de apoio, dado que se trata de um equipamento que recebe pessoas com várias deficiências cognitivas, com mais de 18 anos, mas que funciona como um centro de dia, regressando todos a casa no final do dia.

Esta segunda-feira, vão ser descontaminadas as instalações do CAO. 

OUTROS SURTOS NO DISTRITO

Há mais 20 reclusos infetados com Covid-19 no Estabelecimento Prisional de Izeda, no concelho de Bragança. 

Segundo indicou a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, na sequência dos casos positivos detetados em duas das alas, foram novamente testados todos os reclusos e trabalhadores da cadeia. 

Os resultados indicam haver 20 reclusos e 3 trabalhadores positivos. O total de infetados é agora de 68 reclusos, pertencendo todos às duas alas em que se haviam registado os anteriores 48 casos.

Destes 20 reclusos, há 19 que estão internados em espaço celular do Estabelecimento Prisional, devidamente separados e isolados da restante população prisional. Um recluso, por acrescida cautela, foi encaminhado para o hospital. Os trabalhadores, igualmente assintomáticos, estão nos respetivos domicílios.

Em Vila Flor, o Lar de idosos “Conceição Cabral” tem 30 infetados, sendo 28 utentes e 2 funcionários.

No lar de Agrochão, no concelho de Vinhais, todos os 32 utentes estão infetados com Sars-Cov-2, assim como 17 dos 22 funcionários. Os trabalhadores infetados permanecem no lar para garantir a assistência aos idosos. Os utentes que testaram positivo estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros.

Em Mogadouro, no lar São João de Deus, da Santa Casa da Misericórdia, há 14 utentes e 10 funcionários infetados. Os utentes encontram-se assintomáticos ou com sintomas ligeiros. 

Também em Mogadouro, mais de metade da corporação dos bombeiros está infetada. No total, há 13 casos positivos entre os 23 elementos, incluindo o comandante. 

Dado o número de casos, a corporação está com dificuldade na operacionalidade e asseguram apenas os serviços mínimos. 

Jornalista: Fernando Pires 

Slider