A aldeia de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, deu esta terça-feira, 20 de janeiro, um passo pioneiro na transição energética com a consignação da obra de aquecimento de aldeia por biomassa, um projeto de caráter piloto e internacional integrado no programa Interreg. A cerimónia foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, que procedeu à entrega formal da empreitada.

A primeira fase do projeto, que prevê a ligação de cerca de uma dezena de habitações, foi adjudicada pelo valor de 313.837,09 euros, com um prazo de execução estimado de um ano. O sistema permitirá o aquecimento das casas através de energia produzida a partir de biomassa local, num modelo inovador de gestão comunitária.

O investimento surge no âmbito de uma candidatura internacional que visa a integração da biomassa no sistema produtivo local, promovendo a valorização dos recursos florestais e o reforço da economia circular. A comunidade envolvida beneficiará de energia em função do pagamento da matéria-prima, funcionando o espaço aldeão em regime de condomínio energético, um conceito ainda pouco explorado em Portugal.

A criação desta aldeia modelo em Tresminas integra um projeto-piloto internacional que envolve duas aldeias portuguesas e duas espanholas, abrangendo os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Arcos de Valdevez, Monterrei e Cerdedo-Cotobade, além de outros parceiros institucionais.

Impulsionado pelo Município de Vila Pouca de Aguiar em parceria com a Agência Galega de Desenvolvimento Rural, o projeto prevê várias ações estruturantes, entre as quais a implantação e gestão de uma central de biomassa em Tresminas e a criação de uma rede transfronteiriça de promoção do uso de energia renovável com elevada visibilidade pública. O investimento global previsto ascende a 421.872,72 euros, dos quais 316.404,54 euros são financiados pelo FEDER.

Com a implementação desta iniciativa, o município pretende valorizar os recursos florestais para fins energéticos, promover comunidades energéticas colaborativas, acelerar a transição ecológica e climática, atrair novos residentes para as zonas rurais e contribuir para a prevenção de incêndios florestais através de uma gestão ativa da floresta.

Trata-se de um projeto inovador que, caso apresente resultados positivos, poderá vir a ser replicado noutras aldeias do concelho e do país, posicionando Tresminas como uma referência nacional e internacional na área da energia sustentável em meio rural.

A Redação,
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorPASSEIO TT “DOURO AVENTURA” CELEBRA 15.º ANIVERSÁRIO COM NOVIDADES E DESAFIOS EXTREMOS
Próximo artigoCENTRO ESCOLAR LEVA TRADIÇÃO DAS JANEIRAS AO EXECUTIVO MUNICIPAL DE RIBEIRA DE PENA