O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Mirandela julgou improcedente a impugnação judicial apresentada pela Movhera contra a avaliação da Autoridade Tributária (AT) que fixou em 135.267.620 euros o Valor Patrimonial Tributário (VPT) da barragem do Picote, situada no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança.

Segundo a sentença, datada de 8 de janeiro a concessionária contestava a legalidade da qualificação do Aproveitamento Hidroelétrico de Picote como prédio para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), bem como a sua identificação como sujeito passivo desse imposto. No entanto, o tribunal concluiu que a infraestrutura reúne todos os pressupostos legais para ser considerada prédio tributável.
Na decisão, o TAF sustenta que o aproveitamento hidroelétrico possui um elemento físico, composto por edifícios e construções de caráter permanente, é suscetível de valor económico, independentemente de gerar rendimento, e integra o património da impugnante, configurando um direito de propriedade temporário ou resolúvel, pelo menos até 2042.

O tribunal reconhece que a barragem constitui um “património de destino especial” e que a concessionária está sujeita a limitações quanto à sua utilização e oneração, mas considera que tal não afasta a sujeição a IMI.

O VPT agora confirmado resulta de uma segunda avaliação, realizada em novembro de 2024, após a empresa ter contestado a primeira, que apurou o mesmo valor. Avaliações anteriores, efetuadas em 2023, tinham fixado o VPT em cerca de 55,7 milhões de euros, mas foram revogadas por não incluírem equipamentos essenciais à produção de energia.
Contactada pela Lusa, a Movhera recusou comentar a decisão judicial.

A tributação das barragens ganhou destaque após a venda, em 2020, de seis barragens em Trás-os-Montes pela EDP a um consórcio liderado pela Engie, por 2,2 mil milhões de euros, negócio que esteve na origem de vários litígios fiscais entre empresas, municípios e o Estado.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorSC RÉGUA PERDE EM CASA E “ESTENDE PASSADEIRA” AO CDC MONTALEGRE