A Unidade Local de Saúde do Nordeste reforçou a equipa médica de Reumatologia que, desde o ano passado, conta com duas médicas especialistas que desenvolvem a sua atividade assistencial na Consulta Externa, no apoio ao Internamento e no desenvolvimento de técnicas específicas com vista à melhoria da qualidade de vida dos doentes com patologia reumática.

Em 2022 a especialidade de Reumatologia foi, novamente, implementada na ULS do Nordeste. “Nestes dois anos, a resposta na área da Reumatologia tem vindo a ser alargada na área hospitalar, no sentido de garantir o acompanhamento dos doentes em proximidade”, refere a ULS do Nordeste em comunicado enviado à redação do Canal N.

No último ano, a especialidade manteve atividade nas Unidades Hospitalares de Bragança e Mirandela “proporcionando aos doentes a assistência clínica e o9s cuidados de que necessitam”.

Segundo avança o comunicado, a equipa médica de Reumatologia tem vindo a desenvolver um período semanas de técnicas reumatológicas, direcionadas para os doentes acompanhados na consulta e também para doentes encaminhados por outros serviços clínicos.

Agora, o objetivo passa por aumentar a resposta para melhor servir a população. E, por esse mesmo motivo, no segundo semestre do ano passado a resposta nesta especialidade foi alargada com a implementação da consulta de Osteoporose Fraturária.

Ou seja, “no internamento, a equipa médica assegura, em conjunto com o Serviço de Medicina Interna, o acompanhamento a doentes internados com patologia sistémica imunomediada ou articular inflamatória” explica o comunicado.

A equipa de Reumatologia valoriza igualmente a atualização de técnicas e de conhecimentos nesta área, tendo, em 2023, marcado presença em vários eventos científicos, com apresentação de comunicações orais e sob a forma de poster e integrando júris de avaliação de trabalhos apresentados em congressos e jornadas.

Ao nível da formação, esta equipa tem vindo a estreitar laços com outros Serviços Hospitalares e com os Cuidados de Saúde Primários, destacando-se a sua colaboração na formação de médicos internos de Medicina Geral e Familiar e no desenvolvimento de ações de formação e de discussão de casos clínicos nos Centros de Saúde.

Para o ano de 2024, a Equipa de Reumatologia da ULS do Nordeste pretende consolidar o trabalho que tem vindo a desenvolver nesta área, aumentando a capacidade de resposta e de diferenciação, para melhor servir os utentes acompanhados nos serviços da ULS do Nordeste.

Jornalista: Lara Torrado

Slider