A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) promove, nos dias 8 e 9 de julho, no Auditório da Unidade Hospitalar de Vila Real, o evento “Capacitação de Profissionais para o Espaço Europeu de Dados em Saúde e Integração de Cuidados”, dedicado aos desafios da transformação digital no setor da saúde.

A iniciativa pretende capacitar profissionais para áreas como a interoperabilidade dos sistemas de informação, a utilização segura de dados em saúde, a inteligência artificial e a integração de cuidados, num contexto de crescente digitalização dos serviços de saúde.

O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais e conta com a colaboração de diversas entidades, entre as quais a FH Technikum Wien, HL7 Austria, ELGA, HL7 Portugal, e-MAIS, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros e outros parceiros institucionais.

O primeiro dia da iniciativa é dedicado à visão estratégica europeia para o Espaço Europeu de Dados em Saúde, à experiência austríaca nesta área e à capacitação dos profissionais para os novos desafios da transformação digital.

Já o segundo dia centra-se na componente clínica e operacional, com a apresentação de casos práticos desenvolvidos pela ULSTMAD nas áreas da insuficiência cardíaca, diabetes, obesidade infantil, reabilitação cardíaca, hospitalização domiciliária, acompanhamento remoto e articulação entre os cuidados hospitalares, os cuidados de saúde primários e a comunidade.

Segundo a ULSTMAD, o evento pretende reforçar a aposta na formação contínua, na cooperação internacional e na promoção de respostas de saúde mais integradas, seguras e centradas nas necessidades dos cidadãos.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorARRANCOU O “FÉRIAS EM GRANDE” EM VALPAÇOS COM DEZENAS DE CRIANÇAS E JOVENS
Próximo artigoFEIRA DOS VINHOS E SABORES DOS ALTOS REGRESSA EM JUNHO DE 2027