Ontem, segunda-feira, 23 de março, realizaram-se no auditório do Hospital de Vila Real as primeiras Jornadas de Psicotraumatologia da ULSTMAD, reunindo uma significativa participação de profissionais da saúde, incluindo elementos de outras unidades hospitalares, estudantes de Psicologia e interessados na área.

O evento teve como foco o impacto do trauma ao longo do ciclo de vida, abordando fases desde o período perinatal até o envelhecimento, e refletindo sobre contextos como violência na intimidade, bullying, cuidados paliativos e luto traumático. A presidente da ULSTMAD, Sara Mota, abriu a sessão destacando a relevância de iniciativas que promovam a formação, a inovação clínica e o bem-estar dos profissionais e das populações.

O encerramento contou com o anúncio do tema das próximas jornadas: “Quem cuida também sofre: o impacto dos traumas nos cuidadores”, que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado, explorando de forma ampla o trauma, que afeta diferentes gerações, contextos e grupos de pessoas. O programa abordará, por exemplo, como profissionais de saúde, cuidadores informais e outros intervenientes lidam com situações de stress extremo e traumas, incluindo estratégias de prevenção, apoio psicológico, resiliência e promoção da saúde mental no contexto do cuidado.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: Vitória Botelho

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorINSCRIÇÕES ABERTAS PARA TORNEIO E MERCADO MEDIEVAL DE ANSIÃES
Próximo artigoARMAMAR RECEBE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO ALDEIAS DOURO TRAIL