A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) participou, entre os dias 5 e 7 de maio, no lançamento da Universidade Europeia para a Identidade Geográfica (EU-GIFT), na Universidade de La Rioja, em Espanha, juntamente com outras seis instituições de ensino superior europeias.
A EU-GIFT é uma aliança de universidades europeias cujo principal objetivo é criar uma estratégia focada na excelência do ensino e investigação, especialmente nas áreas de viticultura, alimentos com Identificação Geográfica e agricultura sustentável. Além da UTAD estão envolvida, nesta aliança, universidades da Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália e Roménia, instituições líderes neste domínio do conhecimento.
A UTAD esteve representada pelo Reitor, Emídio Gomes, que descreveu graficamente esta aliança como “uma Liga dos Campeões na área do agroalimentar e da enologia” que, no caso da Península Ibérica, conta com duas regiões com grande importância no setor agroalimentar: o Norte de Portugal e La Rioja.
Já o vice-reitor de Política Científica da Universidade de La Rioja, Eduardo Fonseca, salientou que a aliança EU-GIFT “não é apenas um espaço académico, mas uma parte essencial do tecido social e cultural de cada país”.
Até 2028, a EU-GIFT vai trabalhar para orientar a produção e criar valor acrescentado em alimentos e bebidas de alta qualidade e com identidade geográfica, impulsionando o desenvolvimento sustentável nas regiões rurais europeias através da atração de novas empresas, da retenção das populações locais nos seus territórios e da promoção de formação especializada. À UTAD caberá o papel de desenvolver a estratégia de Inovação e Investigação, de criar um programa doutoral e um Centro de Investigação Interdisciplinar, com ações de transferência de conhecimento e inovação, que assim posicionem a EU-GIFT na vanguarda da investigação académica e do ecossistema de atração de talentos a nível mundial.
Alinhada com o Pacto Ecológico Europeu, com a Política Agrícola Comum (PAC) e com a Estratégia “Do Campo à Mesa”, a EU-GIFT vai focar-se nos desafios desencadeados pelas alterações climáticas, na disrupção nas cadeias de abastecimento alimentar, na eficiência de utilização de água ao longo das cadeias de valor, nas práticas biológicas e na perda de população nas regiões do interior.
Com uma dotação orçamental superior a 7.5 milhões de euros, a EU-GIFT é liderada pela Universidade de La Rioja e envolve, para além da UTAD, a Universidade de Hochschule Geisenheim (Alemanha), a Universidade de Agricultura de Bordéus (França), a Universidade Católica Eszterházy Károly (Hungria), a Universidade de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária de Cluj-Napoca (Roménia) e a Universidade de Verona (Itália).
Esta aliança reúne 560 instituições de Ensino Superior, sediadas em 35 países.