Nova tecnologia melhora qualidade dos exames, reduz deslocações e reforça acessibilidade aos cuidados de saúde.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alijó, integrada na Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), passou a dispor de um novo equipamento de radiografia de última geração. A modernização foi possível graças a um investimento de cerca de 200 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A nova tecnologia permite a realização de exames com maior qualidade de imagem e proporciona mais conforto aos utentes. Para Sara Tavares, coordenadora da USF de Alijó, este é um avanço significativo para a população local:
“Este investimento permite melhorar os serviços que prestamos na USF Alijó. Este exame complementar de diagnóstico que agora realizamos passa a ser feito com mais qualidade e com maior conforto para o utente. Sendo Alijó a mais de 40 km de Vila Real, esta resposta poupa tempo, reduz deslocações e melhora o acesso aos cuidados”.
A medida insere-se na estratégia da ULSTMAD de reforçar a proximidade dos cuidados de saúde, promovendo uma maior acessibilidade e qualidade assistencial em toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Com um total de 9.877 utentes inscritos, a USF de Alijó tem uma taxa de cobertura de 100% por médico de família. Só em 2024, foram realizados cerca de 900 exames de radiografia nesta unidade.
A Redação,
Foto: DR