A3ES valida criação do curso que promete reforçar a coesão territorial e a resposta em saúde na região transmontana

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) obteve luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para a abertura do Mestrado Integrado em Medicina, um marco histórico na instituição e na região. O curso, desenvolvido em estreita colaboração com a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULS-TMAD), irá acolher 40 estudantes por ano e aposta numa formação médica centrada na humanização dos cuidados de saúde e na prevenção da doença.

A decisão da A3ES, conhecida esta quarta-feira, atribui uma acreditação condicional por dois anos, reconhecendo, segundo a professora Carla Amaral, vice-reitora para a Educação e Qualidade da UTAD, “o trabalho, a vontade e o compromisso assumido” por toda a comunidade académica. “A decisão da A3ES reconhece a qualidade científica e académica da nossa instituição”, sublinhou a responsável pelo processo.

O novo ciclo de estudos é apontado como um investimento estratégico no reforço dos cuidados de saúde primários e especializados no território transmontano, com impacto direto na melhoria da resposta às populações e na atração e fixação de profissionais altamente qualificados no interior do país.

No relatório de acreditação, a comissão avaliadora destacou que “o programa combina um forte compromisso com a excelência científica, os valores humanistas e a responsabilidade social, visando formar médicos que sejam não apenas profissionais competentes, mas também agentes reflexivos de mudança”.

Para o reitor interino da UTAD, Jorge Ventura, a criação do curso de Medicina representa “um marco fundamental e estratégico para a região, revestido de elevado impacto científico, social e humano, que reforça o papel da UTAD na coesão territorial, na inovação e no desenvolvimento do interior”.

Ventura fez ainda questão de enaltecer “o empenho, a visão e a dedicação de toda a comunidade académica, cuja competência e compromisso tornaram possível este resultado”.

Com esta aprovação, a UTAD junta-se ao restrito grupo de universidades portuguesas com ensino médico, consolidando a sua missão de formar profissionais ao serviço das pessoas e do território.

A Redação,

Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorACIDENTE NA A4 EM MIRANDELA PROVOCA FERIDO GRAVE E CORTA TRÂNSITO NO SENTIDO BRAGANÇA-VILA REAL
Próximo artigoVALPAÇOS CELEBRA O SEU FERIADO MUNICIPAL COM MÚSICA, DISTINÇÕES E TRADIÇÃO