A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi distinguida pela primeira vez com a certificação “Healthy Campus” da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). O reconhecimento, válido até 2028, destaca as boas práticas da instituição na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade académica.

O reitor Emídio Gomes sublinha que esta distinção “reforça o compromisso da UTAD com o desporto e, acima de tudo, com a promoção de estilos de vida mais saudáveis”. O responsável destaca ainda que o programa visa garantir um ambiente equilibrado e propício ao crescimento pessoal e académico de todos os membros da universidade.

A certificação da FISU incentiva iniciativas em áreas como desporto e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, sustentabilidade e responsabilidade social. Na UTAD, algumas das ações implementadas incluem a disponibilização das infraestruturas desportivas a equipas federadas, a organização da próxima edição dos Jogos Galaico-Durienses e a implementação de um sistema informativo nas ementas para promover a literacia nutricional e informar sobre alergénios nos pratos.

O programa “FISU Healthy Campus” avalia as instituições de ensino superior em cinco níveis de desempenho, atribuindo o Selo de Qualidade (FISU Healthy Campus Label) às que atingem um nível de excelência. Atualmente, fazem parte deste programa 150 universidades certificadas, 11 das quais em Portugal.

Jornalista: Lara Torrado

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorVÍDEO. FEIRA DO TORDO: SABORES E TRADIÇÃO IMPULSIONAM ECONOMIA LOCAL
Próximo artigoRECANDIDATURA DE BRAGANÇA À REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO É “MAIS ROBUSTA”