Foi hoje assinado um protocolo entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Governo cabo-verdiano que visa beneficiar os atletas de alto rendimento através das mais avançadas metodologias de treino e avaliação. Através do acordo, será possível aplicar métodos científicos e recursos tecnológicos de ponta na identificação de talentos desportivos, qualificação de treinadores e desenvolvimento contínuo de atletas.

De acordo com o protocolo, “os métodos científicos e recursos tecnológicos utilizados na avaliação da performance desportiva e da saúde dos atletas, incluindo a avaliação física, fisiológica, técnica e psicológica, bem como as ferramentas de análise e interpretação dos dados já utilizados em parcerias institucionais da UTAD com clubes, federações e centro de alto rendimento, serão aplicados na identificação e desenvolvimento de talentos desportivos, mas também na formação e qualificação de treinadores”.

A parceria abrange não só o treino físico, mas também avaliações técnicas, fisiológicas e psicológicas, com recurso a ferramentas de análise já usadas em centros de alto rendimento. “Este protocolo é muito mais do que uma parceria; é a base de um legado que garantirá conquistas sustentáveis para o desporto cabo-verdiano”, sublinhou Carlos do Canto Monteiro, Ministro Adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde.

“A assinatura deste protocolo e o trabalho que vamos desenvolver conjuntamente, constituem um reconhecimento do papel crescente que a UTAD tem vindo a assumir na investigação científica relacionada com o desporto, mas também na transferência desse conhecimento para a sociedade e na sua aplicação em contextos reais”, afirmou o reitor da UTAD.

“Cabo Verde está a dar um passo decisivo para o futuro do seu desporto ao associar-se à UTAD, uma instituição de renome que nos permitirá integrar ciência, inovação e conhecimento em áreas essenciais como o treino, a prevenção de lesões e a ética desportiva. Este protocolo é muito mais do que uma parceria, é a base de um legado que vai garantir que o nosso talento, aliado ao trabalho e à formação, se traduza em conquistas sustentáveis. Daqui a cinco, dez ou 50 anos vamos celebrar o desporto cabo-verdiano com a certeza de que a UTAD esteve na génese desse sucesso”, adiantou o ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde, Carlos do Canto Monteiro.

O documento assinado em Vila Real prevê ainda o desenvolvimento de programas de formação, cursos e workshops sobre questões relativos ao alto rendimento desportivo, à gestão desportiva, à luta contra a dopagem no desporto e interação entre as ciências do desporto, além de programas específicos de apoio e orientação para especialização de atletas e outros profissionais do desporto caboverdiano.

Em março, a UTAD e o Governo de Cabo já tinham estabelecido importantes parcerias com vista a assegurar a formação de professores e de quadros para as áreas de engenharia, ciências agrárias e ciências veterinárias em Cabo Verde.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorCOLISÃO RODOVIÁRIA PROVOCA DOIS FERIDOS GRAVES EM VILA FLOR
Próximo artigoMINISTÉRIO DA AGRICULTURA PODE RECUPERAR TUTELA SOBRE AS DIREÇÕES REGIONAIS DE AGRICULTURA E NOMEAR VICE-PRESIDENTE