A campanha de vacinação contra a covid-19 deverá arrancar antes do final de março de 2021, prevê o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. Se não houver percalços, a primeira a chegar ao mercado deverá ser a da Pfizer-BioNTech, que venderá 300 milhões de doses à União Europeia.

À medida que os investigadores vão avançando na terceira e última fase dos ensaios clínicos, a União Europeia (tal como outros países) tem assinado contratos de fornecimento, em nome de todos os estados-membros. Além do contrato com a Pfizer-BioNTech – assinado esta quarta-feira para a compra de 200 milhões de doses, com opção de compra de mais 100 milhões – já acordou 800 milhões de doses com a Oxford-AstraZeneca, com a Johnson & Jonhson e com a Sanofi-GS.

No total, estão contratadas 1,1 mil milhões de doses, suficientes para vacinar mais do que toda a população da União. Estas vacinas exigem duas tomas, pelo que imunizar os 446 milhões de habitantes exigiria 892 milhões de doses – isto se todas as quatro vacinas contratadas se provarem eficazes e forem autorizadas pela Agência Europeia para o Medicamento.

Nesse cenário, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças admite que as primeiras injeções possam ser dadas até março. “De uma forma otimista, no primeiro trimestre do próximo ano, mas não posso ser mais preciso”, prevê a diretora do ECDC, Andrea Ammon, em entrevista à “Reuters”.

Ler mais: https://www.jn.pt/nacional/vacinacao-contra-a-covid-pode-comecar-antes-de-marco-13026018.html?fbclid=IwAR1uEsPhQFi4toFcamKfHz2VZxiqbQ8GFhzLifx14xkHHEmLP4rowzeraek

Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorCOVID-19: DISTRITO DE BRAGANÇA COM MAIS 105 RECUPERADOS, 49 NOVOS CASOS E 2 MORTOS
Próximo artigoCOVID-19: NÃO RESPEITOU CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO E FOI DETIDO PELA GNR