O Município de Vila Flor recebeu, terça-feira 26 de agosto, o Secretário de Estado da Agricultura, João Mora, numa reunião convocada exclusivamente com os Presidentes de Câmara dos concelhos do distrito de Bragança afetados pelos recentes incêndios. Durante o encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor deu conta da gravidade da situação no concelho, sublinhando “a dimensão da área ardida no Concelho, os impactos na agricultura e nas produções locais, bem como as principais preocupações manifestadas pelos agricultores e produtores pecuários”. O autarca referiu ainda que essas preocupações foram recolhidas “numa visita à área ardida, com o testemunho de um produtor que perdeu grande parte da sua exploração agrícola”, considerando-o um “exemplo das dificuldades que muitos agricultores enfrentam”, e reforçando “a urgência de soluções concretas e medidas de apoio eficazes”.
A reunião insere-se num esforço mais alargado do Município para mobilizar apoios junto das entidades competentes e encontrar respostas para os prejuízos causados pelos incêndios. Na semana passada, o Município de Vila Flor já havia reunido com o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Dr. Álvaro Mendonça e Moura, acompanhado da equipa técnica e associações parceiras da CAP, “no mesmo sentido de identificar problemas e procurar respostas para o setor”.
Ainda esta semana está prevista uma nova ronda de trabalhos, com a realização de uma reunião entre o Município, os Presidentes de Junta das freguesias afetadas e associações locais, “de forma a envolver todos os responsáveis locais na identificação das necessidades inventariadas pelo Gabinete de Agricultura do Município, para construção de soluções adequadas”.
A Câmara Municipal reafirma o compromisso de continuar a agir em defesa dos agricultores e das populações locais: “O Município de Vila Flor continuará a trabalhar com determinação para defender os interesses da agricultura e das populações. Este é um desafio que pertence a todos nós e, só com união, resiliência e esperança, conseguiremos transformar a adversidade em força para reconstruir e valorizar ainda mais o nosso território.”
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Vila Flor













