O Município de Vila Pouca de Aguiar vai reforçar a recolha seletiva de resíduos e promover a economia circular através da operação “Circularidade na Gestão de Resíduos no Município de Vila Pouca de Aguiar: PAPERSU 2030 (1.ª Fase)”, financiada pelo programa NORTE 2030.
O projeto, que abrange tanto o setor doméstico como o não doméstico, inclui investimentos em contentores, compostagem, recolha seletiva de vários fluxos de resíduos e o desenvolvimento de uma aplicação móvel de gestão. O objetivo é claro: reduzir a produção de resíduos, aumentar a reciclagem e reutilização, e valorizar os resíduos como recursos, contribuindo para a diminuição da deposição em aterro.
No âmbito desta operação, foram adjudicadas as empreitadas de “Aquisição de Equipamentos de Contentorização e Compostagem” às empresas Waste To Me, Unipessoal, Lda. (lotes 1 e 2, no valor de 8.786 euros e 54.878 euros) e Sopinal – Indústria de Equipamentos e Contentores, S.A. (lotes 3 e 4, com valores de 27.300 euros e 6.370 euros), aos quais acresce IVA.
Para além dos investimentos em equipamentos, o projeto contempla ações de sensibilização ambiental, bem como a implementação de soluções de compostagem doméstica e comunitária, promovendo a participação ativa da população na gestão sustentável dos resíduos.
Com o PAPERSU 2030, Vila Pouca de Aguiar dá mais um passo na estratégia de sustentabilidade ambiental, alinhando-se com as metas nacionais e europeias de gestão eficiente de resíduos até 2030.
A Redação,
Fotos: DR



















