O Teatro Municipal de Vila Real será palco, no próximo dia 30 de outubro de 2025, do IX Fórum da Saúde Mental, uma iniciativa que pretende debater o acesso aos serviços de saúde mental em contextos de catástrofes e emergências.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULS), conta ainda com o apoio da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza e do Radar Social.
A sessão de abertura terá início às 09h30, com intervenções de Mara Minhava, vereadora do Pelouro da Saúde, Ivo Oliveira, presidente do Conselho de Administração da ULS, e Ana Silva Pinto, da Coordenação Regional das Políticas de Saúde Mental, entre outros convidados institucionais.
Durante a manhã, o fórum abordará “O desafio da saúde mental nas crises”, destacando a importância dos serviços assistidos por animais e o papel da psicologia hospitalar em contextos de urgência.
A tarde será dedicada à reflexão prática, com um momento performativo artístico pelos alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e sessões sobre exercício físico e saúde mental, conduzidas por Sofia Silva (ULS Trás-os-Montes e Alto Douro), e gestão de crises psicológicas, com João Fernando Martins, psicólogo clínico.
Entre os oradores convidados, destaca-se também a presença de Cristina Gómez-Román, da Universidade de Santiago de Compostela, que irá explorar as respostas psicossociais às emergências climáticas.
O IX Fórum da Saúde Mental encerra às 16h00, após um dia dedicado ao conhecimento, à partilha de experiências e à sensibilização para a importância da saúde mental em tempos de crise.
A redação,




















