Chama-se “Migrantes” e é um espetáculo, que está a ser criado pelo Municipal de Vila Real, que junta a comunidade de estrangeiros que se encontra no concelho.

Rui Araújo, diretor do teatro, explicou à TSF que este projeto tem como propósito “através da arte, mostrar um pouco da diversidade cultural que existe na cidade”. O objetivo é promover, através das artes performativas, a inclusão, a diversidade e a compreensão cultural.

O concerto está pensado para dezembro, no entanto, de acordo com o diretor, ainda “não há certezas” sobre o tipo de espetáculo que irá resultar do projeto.

Do projeto fazem parte migrantes provenientes de “vários continentes” e que têm “diferentes experiências”, por esse mesmo motivo é que Rui Araújo considera que poderá ser “um desafio compatibilizar todos os interesses e expectativas”.

A partilha de experiências de vida e culturais será a matéria de que se alimenta o espetáculo, cuja construção assenta num processo coletivo, com envolvimento dos participantes, sob a orientação do encenador Ángel Fragua e a direcção musical de Victor Hugo Ribeiro.

O elenco, com cerca de três dezenas de participantes, com e sem experiência artística, conta com inscrições de pessoas originárias de diferentes países, como Brasil, Angola, Moçambique, Guiné, Nigéria, Ucrânia, Colômbia e Argentina. Pretende-se que este seja um ponto de partida para outros projetos com as comunidades migrantes.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorAMIR APELA À ULS NORDESTE PARA QUE NÃO PROLONGUE PARA DEZEMBRO O ENCERRAMENTO DA URGÊNCIA DE CIRURGIA GERAL
Próximo artigoVILA REAL REDUZ IMI E JOVENS ISENTOS DE IMT NA COMPRA DE CASA EM 2024