O concelho de Vinhais volta a celebrar uma das suas mais emblemáticas tradições com a realização de “Mil Diabos à Solta”, no próximo dia 21 de fevereiro. A programação tem início a partir das 09h00, prometendo um dia repleto de atividades, cultura e identidade transmontana.

Inspirado nas ancestrais festas de inverno do Nordeste Transmontano, o evento recria o genuíno “Dia dos Diabos”, uma manifestação cultural profundamente enraizada no concelho. O destaque vai para o desfile e encontro de diabos, figuras mascaradas que percorrem as ruas sob o comando da imponente personagem da Morte. Vestidos de vermelho e envolvidos numa atmosfera vibrante, estes protagonistas simbolizam as tradições pagãs associadas ao inverno transmontano.

Mais do que um espetáculo visual, “Mil Diabos à Solta” assume-se como uma celebração da identidade cultural local, valorizando o património etnográfico e contribuindo para a dinamização turística da região. Ao longo do dia, o público poderá assistir a um programa diversificado, pensado para envolver visitantes e residentes numa experiência autêntica. O público pode ainda contar com a atuação dos Karetus, marcada para as 22h00.

A organização convida todos a marcar presença neste que é já um dos eventos de referência do calendário festivo regional.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorIV TORNEIO DE SUECA PROMOVE CONVÍVIO EM VILA FLOR
Próximo artigo2ª GALA MÉRITO DESPORTIVO DISTINGUE ATLETAS E AGENTES DO ATLETISMO EM VINHAIS