A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança, inaugurada a 11 de março de 2006, completa, hoje, 18 anos ao serviço da população do distrito.

“Este importante meio de emergência médica pré-hospitalar, integrado no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança e respetivo

Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, atua em articulação e comando centralizado do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), sendo ativada na sequência dos pedidos de socorro efetuados através do número de emergência 112” refere, em comunicado, a ULS do Nordeste.

A VMER de Bragança assegura o socorro nos 12 concelhos do distrito e está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma taxa de operacionalidade próxima de 100 por cento.

A ULS do Nordeste relembra que no ano de 2023 este meio de socorro foi chamado a intervir em 726 situações, “que, pela sua gravidade e complexidade, exigiram a pronta intervenção de uma equipa diferenciada com formação e treino em Suporte Avançado de Vida e abordagem ao doente crítico”.

Na sua maioria, estas situações estava relacionada com a alteração do estado de consciência, insuficiência cardiorrespiratória, enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, paragem cardiorrespiratória – acidentes de viação e de trabalho.

“A equipa, constituída por um médico e um enfermeiro, dispõe de conhecimento científico e equipamento técnico que permite dar resposta a situações do foro médico e/ou traumatológico (suporte respiratório com ventilador invasivo e não invasivo, suporte cardiovascular, compressor cardíaco automático, cinto pélvico, material de estabilização para vítimas de trauma grave, kit de partos, entre outros)” refere a mesma nota de imprensa.

A intervenção pré-hospitalar tem como principal objetivo a estabilização de vítimas em idade adulta e pediátrica, bem como o acompanhamento médico durante o transporte para a respetiva Unidade Hospitalar.

“Este meio de socorro assume uma particular importância num distrito marcado pela dispersão geográfica, com infraestruturas rodoviárias com características de montanha e condições atmosféricas adversas, o que torna as missões de socorro mais exigentes.

Neste contexto, a VMER de Bragança articula com os restantes meios de emergência pré-hospitalar do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica instalados no distrito, nomeadamente o Helicóptero de Macedo de Cavaleiros e as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), no sentido de dar a resposta adequada às necessidades dos doentes.”

De realçar que a VMER de Bragança conta com novas instalações, cuja localização da nova base junto à entrada principal da Unidade Hospitalar permite acesso direto e privilegiado à via pública com impacto ao nível da prontidão no socorro, e que contribuem, igualmente, para um maior conforto da equipa.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: ULS do Nordeste

Slider