A Junta de Freguesia de Tourém, no concelho de Montalegre, marcou para esta terça-feira, dia 21 de outubro de 2025, entre as 16h e as 18h, a repetição do plenário de cidadãos eleitores para eleição da nova Junta de Freguesia.
De acordo com o edital afixado pela autarquia, a sessão decorrerá na sede da Junta de Freguesia e terá como ordem de trabalhos a constituição da mesa, apresentação das listas candidatas, votação, apuramento dos resultados e aprovação da ata. Só poderão participar e votar os cidadãos eleitores recenseados na freguesia de Tourém.
A votação surge após empate na anterior eleição, sendo esta nova convocatória a segunda tentativa para definir a composição do executivo da freguesia.
Contudo, a decisão de marcar o ato eleitoral para um dia útil e em horário laboral motivou críticas. Em comunicado, a Comissão Política do PSD de Montalegre considerou que a escolha da data e hora “só pode ter por objetivo reduzir o número de votantes”, classificando a decisão como “anti-democrática, desleal e oportunista”.
O PSD acusa ainda a atual presidente da Junta, que é recandidata, de “falta de bom senso” e “chico-espertismo”, afirmando que tenta “compensar a sua falta de trabalho ao serviço da comunidade com manobras administrativas”. O partido apela à população da freguesia que compareça “massivamente” à votação, “dando uma lição de civismo”.
A eleição determinará qual das listas — A ou B — será responsável pela Junta de Freguesia de Tourém nos próximos anos.
A Redação,
Foto: DR