O Município de Lamego procura reforçar a ligação a instituições de referência na área da saúde, com o objetivo de promover o acesso a cuidados especializados e a literacia científica na região do Douro.
Nesse sentido, uma delegação municipal, liderada pelo presidente da Câmara, Francisco Lopes, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Fernando Lobão, reuniu esta semana, em Lisboa, com a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.
O encontro permitiu aprofundar o conhecimento mútuo e explorar possibilidades de cooperação na descentralização do acesso a cuidados de saúde especializados, bem como na promoção da literacia científica junto das populações do Interior.
Reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido nas áreas da oncologia e das neurociências, a Fundação Champalimaud representa uma referência científica e clínica. A aproximação a municípios como Lamego pretende contribuir para reduzir as distâncias geográficas que condicionam o acesso dos doentes da região a cuidados especializados.
No final da visita institucional, Francisco Lopes destacou a importância de aproximar o trabalho científico das autarquias e das comunidades. “O trabalho de investigação aqui desenvolvido mostra claramente que projetos ambiciosos, úteis e frutuosos podem ser desenvolvidos em Portugal e levados ao conhecimento das autarquias e do país”, afirmou.
A visita terminou com a oferta a Leonor Beleza do livro O Tempo da Catedral – Arte, Liturgia e Memória em Lamego, uma publicação associada às comemorações dos 250 anos da última Dedicação da Sé de Lamego, ocorrida em 1776.
Ana Luísa Lopes
Foto: DR






















