A intervenção que converteu o Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro numa Estrutura de Acolhimento e Exposição da Concatedral vai ser inaugurada no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h00.

A cerimónia conta com a presença do Diretor Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e da Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril.

A intervenção implicou a recuperação do edifício pré-existente e a construção de um novo edifício. As obras, anunciadas em 2017 com um investimento de cerca de 530 mil euros foram financiadas a 85% de fundos comunitários, através do Programa Norte 2020, e tiveram a comparticipação nacional assumida pela Câmara Municipal de Miranda do Douro. 

A iniciativa está incluída na Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, a qual visa promover e consolidar o projeto nacional, iniciado em 2009, através de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.

A Estrutura de Acolhimento vai ser estreada pela Exposição «Termus – Territórios Musicais», desenvolvida pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museo Etnográfico de Castilla y León, e apresentada a reedição do Cancioneiro Tradicional Mirandês, no âmbito do «Termus» projeto europeu de cooperação transfronteiriça. Reeditada quase quatro décadas após a primeira edição, os registos contidos na obra integram, ainda hoje, o reportório musical dos grupos de música popular tradicional da Terra de Miranda.

Foto/JN

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorADÃO SILVA CONFIRMADO COMO CABEÇA DE LISTA DO PSD POR BRAGANÇA
Próximo artigoUTAD DISPONIBILIZA MAIS DE DOIS MIL TESTES À COMUNIDADE ACADÉMICA