A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tinha informado, na passada segunda-feira, que o bloco de partos da maternidade de Bragança poderia encerrar “alguns dias” durante esta semana devido a baixa médica de uma especialista.

Realidade que se confirma, porque o espaço continua fechado nesta quinta-feira, embora a abertura esteja prevista para amanhã às 8 horas.

Num comunicado, enviado à redações, a ULS do Nordeste começou por referir que “a actividade programada e urgência do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia estão a funcionar”.

“No entanto, por motivo de baixa médica de uma especialista do serviço, poderão verificar-se, em alguns dias desta semana, eventuais constrangimentos no atendimento urgente, sendo necessário activar o plano de contingência, o que significa que o bloco de partos estará encerrado nesses dias”, acrescentou.

Atualmente, a maternidade mais próxima é a do Hospital de Vila Real o que obriga as utentes de Bragança a percorrer mais de 100 quilómetros, ou seja, uma viagem que tem a duração de pelo menos uma hora. Já outros concelhos do distrito, como Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro ou Vimioso encontram-se a uma distância de 200 quilómetros.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: © Natacha Cardoso/Global Imagens

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorPIOR ANO DE SEMPRE PARA OS APICULTORES TRANSMONTANOS
Próximo artigoCOMISSÃO EUROPEIA VAI DUPLICAR MEIOS DE COMBATE A FOGOS EM 2023