Em Vinhais a agricultura tem-se traduzido num setor fundamental para a economia do concelho. O castanheiro é uma das culturas mais importantes, sendo a castanha o produto com maior rendimento económico, no entanto, tem-se assistido também ao nascimento de várias doenças que afetam o castanheiro.

Posto isto, a autarquia de Vinhais tem posto em prática várias iniciativas que têm como objetivo principal minimizar essas doenças, através de protocolos de cooperação, apoios financeiros e logísticos, entre outro.

Apesar de todos os esforços já feitos estes não são suficientes, e como tal, Luís Fernandes, presidente da autarquia de Vinhais, solicitou uma reunião de trabalho às entidades ligadas ao castanheiro e ao estudo das suas doenças, como IPB (Instituto Politécnico de Bragança), o representante da Agricultura da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) Arborea e o Gabinete Técnico-Florestal da Câmara Municipal de Vinhais.

A reunião solicitada teve lugar ontem, dia 14 de março, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e teve como objetivo o debate de estratégias e soluções para o combate às doenças do Castanheiro.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorÁGUAS DO NORTE REFORÇA O ABASTECIMENTO NOS CONCELHOS DE VINHAIS E MIRANDELA
Próximo artigoVÍDEO: NO DIA MUNDIAL DO SONO PROFISSIONAIS DE SAÚDE ALERTAM PARA RISCOS DA APNEIA