Artigo escrito por José Maçaira – Funcionário Público

O presente e o futuro do Interior de Portugal necessita de  investimentos, desenvolvimento de políticas integradas de apoio ao empreendedorismo e à fixação de empresas, promoção do turismo e da sustentabilidade ambiental, bem como programas de formação e qualificação profissional para a população local.

É essencial promover a coesão territorial e combater a desertificação,  garantindo oportunidades de emprego e qualidade de vida para todos os  habitantes do Interior. Além disso, é fundamental apostar na  valorização dos produtos locais e na promoção da cultura e tradições  da região, para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

Para isso, é necessário um esforço conjunto entre o governo, as  autarquias locais, o sector privado e a sociedade civil, com  estratégias claras e sustentáveis a longo prazo. A aposta no Interior  de Portugal é fundamental para o desenvolvimento equilibrado do país e  para construir um futuro mais próspero e inclusivo para todos os  cidadãos.

É fundamental apostar na valorização dos recursos endógenos, como a  agricultura, o turismo, a indústria e o artesanato, de forma sustentável e integrada com a preservação do ambiente. A aposta na  inovação e na digitalização também contribuirá para dinamizar estes territórios e potenciar a sua competitividade.

A descentralização de serviços e a promoção da coesão territorial são  também medidas essenciais para garantir um desenvolvimento equilibrado  e harmonioso em todo o país. É necessário criar condições para que o  interior de Portugal seja um lugar atrativo para viver, trabalhar e  investir, garantindo assim um futuro próspero para estas regiões.

 JMJ Lisboa 2023 só em Lisboa

Mundial 2030 em Lisboa

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorABERTO INQUÉRITO SOBRE A MORTE DE BEBÉ EM CRECHE DE ALIJÓ
Próximo artigoEM DOIS ANOS, VINHAIS INVESTIU 15 MIL EUROS NO COMBATE À VESPA ASIÁTICA