O Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago foi o palco, no passado sábado, 19 de abril, da apresentação do livro “100 Anos de Vila e Poder Autárquico (1925-2025)”, uma obra coautoria de Eduardo Brás, Floripo Salvador e Júlio Silva. O livro celebra o centenário da história local de Vidago, preservando a memória coletiva da vila, e conta com o prefácio de Maria Helena Fraga Carneiro.

A sessão de lançamento contou com a presença de várias figuras, entre elas o Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, o Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco, e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Marco Terrão.

Mais do que uma obra histórica, o livro apresenta-se como um testemunho coletivo da comunidade de Vidago. Durante sua criação, muitos cidadãos contribuíram generosamente com informações que ajudaram a reconstruir a memória económica, social e termal da vila. A colaboração da comunidade foi essencial para preservar a identidade local e perpetuar o legado das suas gentes e instituições.

A publicação insere-se nas comemorações do Centenário da Vila de Vidago, cuja data oficial será celebrada em 20 de julho de 2025. Este marco representa os cem anos da criação da freguesia e serve como ponto de partida para uma reflexão sobre o papel das freguesias enquanto autarquias locais no fortalecimento da democracia e na aproximação com os cidadãos.

Nos últimos anos, a valorização do poder local tem sido evidenciada pela transferência de competências essenciais para as freguesias, funções que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida nas comunidades e garantir o seu desenvolvimento sustentável.

Jornalista: Micaela Costa

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorBRAGANÇA RECEBE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL QUE DEFINE O FUTURO DA TECNOLOGIA ALIMENTAR
Próximo artigoQUE PAÍSES DA UE ESTÃO MAIS DEPENDENTES DAS EXPORTAÇÕES DE BENS PARA OS EUA?