Artigo escrito por Daniela Azevedo, Enfermeira na ULSTMAD, membro da APSAT (Associação de Profissionais de Saúde do Alto Tâmega)

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade no mundo, em Portugal estas ganham também o primeiro lugar do pódio como principal causa de morte. Urge-nos que estes números sejam modificados.

A prevenção das doenças cardiovasculares depende, sobretudo, da adoção de hábitos saudáveis, pequenas mudanças no dia a dia podem ter um grande impacto na saúde do coração e no bem-estar geral. Os fatores de risco cardiovascular são condições ou hábitos que aumentam a probabilidade de desenvolver patologias cardíacas, como por exemplo o enfarte agudo do miocárdio. Podemos dividir os fatores de risco cardiovascular em dois grandes grupos, fatores modificáveis e não modificáveis.

Fatores de risco não modificáveis incluem idade, história familiar e predisposição genética. Fatores modificáveis são aqueles que podem ser controlados ou eliminados, como o tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e stress.

Reduzir o risco cardiovascular envolve adotar um estilo de vida saudável. Mantenha uma alimentação equilibrada, priorize legumes, frutas, proteínas magras, reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras saturadas, escolha fontes de gordura saudáveis, como o azeite e oleaginosas, evite alimentos ultraprocessados e ricos em gorduras trans.

Pratique exercício regularmente como caminhadas ou bicicleta, procure uma rotina ativa, use escadas em vez do elevador, desloque-se a pé sempre que possível. Não fume ou procure estratégias para a cessação tabágica. Tente reduzir o stress no seu dia a dia, procure atividades relaxantes e mantenha uma rotina equilibrada. Modere o consumo de álcool. Proteja a sua saúde, invista na qualidade de vida e no bem-estar.

A adoção de hábitos saudáveis não reduz apenas a probabilidade de doenças cardíacas, melhora a energia e a longevidade. É importante lembrar que pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Mudar hábitos não precisa de ser um processo radical, basta um passo de cada vez. Priorizar o bem-estar físico é garantir um futuro mais ativo. O coração agradece cada escolha saudável.

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPENA SUSPENSA A POLÍCIA POR ABUSO DE PODER FOI AGRAVADA PARA DOIS ANOS
Próximo artigoCHAVES: CANDIDATURAS PARA APOIOS À APICULTURA DECORREM ATÉ DIA 30 DE JUNHO