Arrancou ontem, em Vilar de Perdizes, Concelho de Montalegre, o 39.º Congresso de Medicina Popular, um encontro que, até domingo, dia 31, reúne investigadores, terapeutas, profissionais de saúde e guardiões da sabedoria ancestral.

A sessão de abertura ficou marcada por momentos simbólicos e palavras de acolhimento, onde foi enaltecido o património imaterial que a medicina popular representa. Das ervas medicinais aos rituais de cura e práticas de bem-estar, os saberes partilhados trazem consigo a memória coletiva de um povo que aprendeu a escutar o corpo em harmonia com a terra.
Um dos pontos altos do primeiro dia foi a habitual visita aos stands instalados na zona envolvente ao auditório, espaço de partilha onde investigadores, artesãos e participantes dão a conhecer tradições, investigações e experiências ligadas à saúde e ao bem-estar.
O mentor do evento, o conhecido Padre Fontes, apesar de todas as suas limitações de saúde, fez questão de marcar presença.
Num período em que o mundo procura cada vez mais equilíbrio entre ciência e natureza, o congresso afirma-se como um espaço de diálogo entre saberes populares e medicina contemporânea, promovendo a reflexão sobre a importância de preservar, reconhecer e integrar práticas ancestrais no tecido social e cultural atual.

A Redação,
Foto: CM Montalegre

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorXXI FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA TRADICIONAL EM MACEDO DE CAVALEIROS JÁ ARRANCOU
Próximo artigoDOURO RECEBE AVENTURA MUNDIAL: NORCHA DISCOVER DOURO VALLEY 2025 JÁ CONTA COM 14 NACIONALIDADES INSCRITAS