Na próxima quinta-feira, 30 de outubro, pelas 10h00, o Auditório do Museu da Oliveira e do Azeite, em Mirandela, recebe uma sessão pública de apresentação do projeto “SAP4CircularAgriculture”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e desenvolvido em parceria com a CCDR Norte.
A iniciativa pretende mostrar resultados práticos da aplicação de polímeros superabsorventes obtidos a partir de subprodutos da amêndoa e da azeitona, materiais com capacidade para reter água no solo durante mais tempo, com o objetivo de aumentar a eficiência hídrica em amendoais e olivais, culturas particularmente expostas aos efeitos das alterações climáticas.
Assente nos princípios da economia circular, o projeto aposta na valorização de resíduos agroindustriais para criar soluções sustentáveis e tecnológicas que ajudem os agricultores a otimizar consumos e reduzir desperdícios. A sessão em Mirandela integra-se na estratégia de divulgação das novas ferramentas que podem marcar o futuro da agricultura no Norte do país.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR




















