A Câmara Municipal de Mogadouro alerta a população para a necessidade de cumprir as regras relativas à queima de sobrantes agrícolas ou florestais, prática que consiste na eliminação de restos de exploração cortados e amontoados. Este procedimento está sujeito a comunicação prévia junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sendo obrigatório aguardar a receção da respetiva autorização, que é enviada por SMS ou e-mail.

A autarquia reforça que, para realizar a queima de forma segura, devem ser evitados períodos de vento forte, dias mais quentes e proximidade de pastos, silvados, matos ou árvores. Os sobrantes devem ser queimados em pequenas quantidades e de forma gradual, com um recipiente de água ou mangueira disponível junto do local. É fundamental manter-se atento durante toda a operação e não abandonar o local até a queima estar totalmente concluída. Caso o fogo se descontrole, a população deve priorizar a segurança e contactar imediatamente o 112.

O incumprimento destas regras constitui contraordenação e é punível com coima. Para esclarecimentos, a população pode contactar a linha de apoio da GNR – SOS Ambiente através do número 808 200 520, ou a Câmara Municipal de Mogadouro, pelo telefone 279 345 021, em dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Mogadouro

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorESTRADA MUNICIPAL 596, EM ALIJÓ, ENCERRADA DEVIDO A MONTARIA
Próximo artigoVILA REAL CELEBRA 1º ENCONTRO DE ESCOLAS UBUNTU COM DIA DE PARTILHA E INSPIRAÇÃO