Artigo de opinião de Marisa Lages – Fisioterapeuta, Docente no Ensino Superior e Investigadora na área da Gestão

A Covid-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que representa um quadro clínico que varia de infeções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes podem ser assintomáticos e aproximadamente 20% dos casos pode necessitar de atendimento hospitalar por apresentarem problemas respiratórios e nesses casos, de acordo com o Ministério da Saúde, 5% podem necessitar de suporte de tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Os sintomas mais comuns do coronavírus são: tosse, febre, coriza (doença catarral aguda da mucosa nasal, acompanhada de abundante corrimento mucoso ou mucopurulento), dor de garganta, perda de olfacto e paladar e uma dificuldade muito grande ao respirar, oriunda de uma inflamação nos pulmões, e que pode levar muito rapidamente as pessoas a entrar em falência respiratória.

Perante este quadro a fisioterapia possui um papel fundamental tanto no início do tratamento como durante a recuperação de um paciente que contraiu a COVID-19.

Caso se trate de um paciente que fique internado, uma intervenção multidisciplinar é de extrema importância e onde a atuação do fisioterapeuta é imprescindível.

O fisioterapeuta, nestes casos, atua com o intuito de prevenir e/ou tratar complicações pulmonares por meio de manobras e técnicas específicas – cinesioterapia respiratória (um conjunto de técnicas que podem ser preventivas ou curativas, e que têm como objetivo mobilizar secreções, melhorar a oxigenação do sangue, promover a reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações) e realiza a reabilitação motora com o intuito de reduzir incidências de agravamentos relacionados com a permanência nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), uma vez que cerca de 30% a 60% dos pacientes internados nestas Unidades desenvolvem fraqueza muscular generalizada devido ao prolongado estado de imobilidade.

Assim, a fisioterapia na reabilitação motora tem como objetivo otimizar as funções motoras do paciente, evitando contraturas, deformidades, atrofias musculares, maximizando a força muscular e a independência para as atividades da vida diária.

Após a alta hospitalar, o fisioterapeuta orienta os pacientes e familiares em relação à continuidade do tratamento, sobre hábitos de vida saudáveis e manutenção dos exercícios físicos regulares.

Mas será que a intervenção da fisioterapia se deverá limitar apenas ao paciente com COVID-19 que está internado?

Como se tem verificado, os idosos têm sofrido brutalmente com o impacto da pandemia da COVID-19, não só pela sua maior suscetibilidade às complicações causadas pelo vírus, mas também pelo maior número de comorbilidades que apresentam, e défices funcionais (p.e. funcionamentos dos órgãos e sistemas e reservas), fatores estes que têm um grande impacto no desenvolvimento e recuperação da doença.

Entre as principais áreas de atuação na saúde do idoso encontra-se a atividade física.

O exercício físico adequado e regular é particularmente importante neste grupo etário, uma vez que é um antagonista do envelhecimento e contribui para a manutenção da função locomotora no idoso.

No doente idoso em recuperação da COVID-19, podem desenvolver-se diferentes complicações decorrentes da doença e do internamento prolongado – cansaço, incapacidade física, perda de peso, de massa muscular e desenvolvimento de úlceras por pressão.

A intervenção da fisioterapia no idoso, quer tenha sido infetado ou não com COVID-19, torna-se crucial, no seu domicílio ou nos lares.

O fisioterapeuta deverá incluir estratégias em consonância com uma equipa multidisciplinar focadas no recondicionamento físico e respiratório, no tratamento da imobilidade e na sarcopenia (perda de massa muscular).

Torna-se imperativo criar na atual conjuntura programas/projetos de fisioterapia na comunidade idosa, mesmo que seja em formato de voluntariado.

Fica a sugestão!

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n