A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai formalizar, no próximo dia 9 de dezembro, dois protocolos técnicos e financeiros no âmbito do programa “ProRios 2030”, destinados à reabilitação de cursos de água nos municípios de Miranda do Douro e Santa Marta de Penaguião.
O investimento total ultrapassa os 310 mil euros, sendo cerca de 150 mil euros direcionados para a recuperação e valorização do ribeiro de Picote, em Miranda do Douro, e aproximadamente 160 mil euros aplicados na intervenção prevista para a ribeira da Meia Légua e um afluente do rio Aguilhão, em Santa Marta de Penaguião.
Estas iniciativas integram o Plano Nacional de Restauro, que promove ações de renaturalização fluvial e reforço da biodiversidade, contribuindo para uma gestão mais sustentável dos ecossistemas hídricos e para a adaptação às alterações climáticas.
As cerimónias de assinatura contarão com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves. A primeira sessão está marcada para as 10h00, na Junta de Freguesia de Picote, em Miranda do Douro, seguindo-se a assinatura em Santa Marta de Penaguião, pelas 12h45, na Câmara Municipal.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















