Saiba quais são os candidatos, dos cinco partidos, no concelho de Mirandela nestas Eleições Autárquicas, que decorrem no próximo dia 26 de setembro.

Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP)

Na lista do CDS para a Câmara Municipal há também uma renovação total quando comparada com a lista apresentada em 2017.

Maria Helena Chéu não leva nenhum dos anteriores candidatos. Como número 2 foi escolhido Sérgio Casado. Em terceiro lugar, está Paulo Rebordãos. Em quarto, Rosa Pires, e em quinto Ana Filipa. Para fechar a lista, marcam presença Diogo Fructuoso e Maria da Conceição Manso.

Na lista para a Assembleia Municipal, o CDS – que neste mandato tem dois eleitos – apresenta como cabeça de lista, José Mário Mesquita, o líder da concelhia.

Os primeiros 15 do CDS à AM:

1 – José Mário Mesquita

2 – Hernâni Moutinho

3 – Virgínia Chéu Guedes Vaz

4 – Fernando Neves

5 – Virgílio Tavares

6 – Tatiana Pinto

7 – António Gouveia

8 – Bruno Morais

9 – Maria Inês Cristóvão

10 – Belmiro Fernandes

11 – João Carlos Morais

12 – Ana Maria paixão

13 – Jorge Lopes

14 – Luís Policarpo

15 – Zita Vaz Pinto

Entretanto, o CDS avança com 12 candidatos às juntas de freguesia, mais 4 do que em 2017: Abambres, Alvites, Carvalhais, Cedães, Cobro, Mascarenhas, Mirandela, Passos, Suçães, Vale de Asnes, Vale de Gouvinhas e União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa.

LISTA DE CANDIDATOS às Assembleias de Freguesia CDS:

Abambres – Bruno Madureira

Alvites – Paulo Ferreira

Carvalhais – Vítor Garnacho

Cedães – António Vilares

Cobro – Ricardo Santos

Mascarenhas – Luís Amorim

Mirandela – Vítor Ló

Passos – Ilda Teixeira

Suçães – João Carlos Morais

Vale de Asnes – Ana Pinto

Vale de Gouvinhas – Marcelino Barreira

União Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa – Milton Martins

CHEGA

Pela primeira vez, o partido Chega concorre às autárquicas no concelho de Mirandela, apresentando uma lista para a Câmara Municipal e outra para a Junta de Freguesia de Mirandela, não apresentando lista para a Assembleia Municipal.

Na lista para a Câmara Municipal, avança Ricardo Garcia. Como número 2 vai Carlos Cadavez, atual presidente da junta de Vale de Salgueiro, eleito em 2017 pelo PSD. Teresa Fernandes é a número 3. Seguem-se na lista, por esta ordem: João Branquinho, Fábio Silva, André Serralheiro e Sara Espanhol.

Entretanto, o Chega avança com uma lista à junta de freguesia de Mirandela, liderada por Nuno Luz.

Coligação Democrática Unitária (CDU)

Na lista para a Câmara Municipal, a Coligação Democrática Unitária avança com Manuel Mateus como líder. Telmo Araújo é o número 2. Bruna Patrícia Freitas a número 3. Seguem-se Vera Correia, Carlos Duarte Correia, Francisco Ló Baptista e Maria Inês Moz, nos sete lugares efetivos.

Na lista para a Assembleia Municipal, a CDU – que neste mandato tem um membro eleito – apresenta como cabeça de lista, Jorge Humberto Fernandes, precisamente o atual deputado municipal.

Os primeiros 15 da CDU à AM:

1 – Jorge Humberto Fernandes

2 – Bruna Patrícia Freitas

3 – Francisco Ló Batista

4 – Pedro Correia

5 – Vera Correia

6 – Filipe Remondes

7 – Catarina Alexandra Carvalho

8 – Telmo Araújo

9 – Manuel Fernando Mateus

10 – Maria Inês Moz

11 – Valdemar Quintela

12 – Nelson Rodrigues

13 – Maria Emilia Garrido

14 – Pedro Miguel Moz

15 – Maria Carolina Teixeira

Entretanto, a CDU avança com 4 candidatos às juntas de freguesia, menos uma do que em 2017: Mirandela, Carvalhais e Vale de Salgueiro.

LISTA DE CANDIDATOS às Assembleias de Freguesia CDU:

Carvalhais – Carlos Duarte

Mirandela – Bruna Patrícia Freitas

Vale de Salgueiro – João Pilão

Partido Social Democrata (PSD)

Na lista do Partido Social Democrata para a Câmara Municipal há uma renovação total quando comparada com a apresentada em 2017. Duarte Travanca não leva nenhum dos anteriores candidatos.

Como número 2 foi escolhido Francisco Clemente. Em terceiro lugar, está Nélia Alexandra Pinheiro. Em quarto, Sérgio Santos, em quinto Ana Carolina Cabages (JSD). Para fechar a lista, marcam presença Anabela Pinho e Pedro Pinto Alves.

Na lista para a Assembleia Municipal, o PSD apresenta outra revolução, com caras novas (face ao que aconteceu em 2017). Entre os 15 primeiros, apenas 3 estão naquele órgão autárquico durante o atual mandato (eleitos diretamente): Paulo Pinto, líder da concelhia, que é o cabeça de lista, Carlos Ventura e Cristina Gomes.

Há ainda os nomes de Carlos Pires, o atual presidente da junta de freguesia de São Pedro Velho (não pode recandidatar-se pela limitação de mandatos), que esteve na Assembleia mas por inerência do cargo e também Deolinda Ricardo, vereadora do PSD sem pelouro.

As figuras mais emblemáticas do PSD nos últimos anos aparecem nos últimos lugares na lista de suplentes. São os casos de Pedro Beato, Marcelo Lago, Paulo Sousa, Eduarda Neiva, Dinis Veiga, Adérito Gomes, José Manuel Pavão e José Silvano.

Os primeiros 15 do PSD à AM:

1 – Paulo Pinto

2 – Diana Costa

3 – Carlos Ventura

4 – Mariana Sampaio

5 – Carlos Freitas

6 – Deolinda Ricardo

7 – Carlos Carvalho

8 – Carlos Pires

9 – Sandra Cristina Gomes

10 – João Carlos dos Reis

11 – Camila Fraga

12 – Emanuel Batista

13 – João Luís Belchior Pilão

14 – Ana Rute Pires

15 – Carlos Esteves

Entretanto, o PSD avança com 22 candidatos às juntas de freguesia, menos 8 do que em 2017. Não apresenta candidatos nas freguesias de Abambres, Cobro, Múrias e Passos (em todas é atualmente poder) e ainda em Cabanelas, Frechas, Vale de Telhas e União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa.

Em cinco freguesias, os atuais presidentes voltam a candidatar-se: Abreiro (José Manuel Fernandes), Carvalhais (Nélson Teixeira), Suçães (Luísa Deimãos), União de Freguesias de Avantos e Romeu (Bernardino Pereira) e ainda na União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira (Arménio Vaz).

Há três atuais presidentes que estão impedidos de se candidatar pela limitação de mandatos: Carlos Cunha (Caravelas), Carlos Pires (São Pedro Velho) e Cristina Passas (São Salvador).

Há outros três atuais presidentes que decidiram não se recandidatar, por opção: Paulo Pontes (União de Freguesias de Franco e Vila Boa), que vai na lista da AM do PS como número 18. António Martins (Cedães) e Carlos Cadavez (Vale de Salgueiro) que vai como número dois na lista do Chega à câmara municipal.

Quatro atuais presidentes de junta, eleitos pelo PSD, em 2017, vão agora liderar listas do PS: Eurico Carrapatoso (Alvites), Cláudia Afonso (Múrias), Manuel Fraga (Vale de Asnes) e André Geraldo (União de Freguesias de Freixeda e Vila Verde).

Finalmente, há um presidente de junta, eleito há 4 anos pelo PSD, que agora lidera uma lista independente: José Cabanas (Abambres)

LISTA DE CANDIDATOS às Assembleias de Freguesia PSD:

Abreiro – José Manuel Fernandes (recandidato)

Aguieiras – Elisabete Ferreira

Alvites –Alexandre Abreu e Lima

Bouça – Cristela Ló

Caravelas – Adolfo Alves

Carvalhais – Nélson Teixeira (recandidato)

Cedães – Carla Ramos

Fradizela – Ana Lúcia Pimpão

Lamas de Orelhão – André Raposo

Mascarenhas – Fernando Pintor

Mirandela – Sílvio Santos

São Pedro Velho – Maria Guerra

São Salvador – Alexandre Alves

Suçães – Luís Deimãos (recandidata)

Torre de Dona Chama – Ronaldo Bernardo

Vale de Asnes – Emanuel Falcão

Vale de Gouvinhas – Telmo Veiga

Vale de Salgueiro – Benjamim Tomé

União de Freguesias de Avantos e Romeu – Bernardino Pereira (recandidato)

UF Avidagos, Navalho e Pereira – Arménio Vaz (recandidato)

UF Franco e Vila Boa – Porfírio Esteves

UF de Freixeda e Vila Verde – Adérito Costa

Partido Socialista (PS)

Na lista do Partido Socialista para a Câmara Municipal, dos sete efetivos, 4 repetem a presença: Júlia Rodrigues (1), Orlando Pires (3), Vera Preto (4) e Adérito Pires (7). Entram Vítor Correia (2) atual presidente da Junta de Freguesia de Mirandela, Fernanda Mesquita (5) e Tiago Rosa (6).

Na lista para a Assembleia Municipal, o PS aposta na continuidade, já que nos 15 primeiros lugares, a maioria já faz parte da bancada socialista no atual mandato.

A principal mudança está no cabeça de lista. Se em 2017, Luís Guimarães liderou a equipa, agora decidiu não se recandidatar e aparece no seu lugar Francisco Esteves.

Os primeiros 15 do PS à AM:

1 – Francisco Esteves

2 – Luísa Torres Belchior

3 – José António Ferreira

4 – Rui Pacheco

5 – Rita Barbara Teixeira

6 – Agostinho Beça

7 – Patrícia Bernardo

8 – José Manuel Trovisco

9 – Débora Pereira

10 – Mário Vilarinho

11 – Graciete Ramos

12 – Luís Mosqueiro

13 – Daniela Rodrigues

14 – Paulo Guedes

15 – Matilde Machado

Entretanto, o PS avança com 26 candidatos às juntas de freguesia, mais 3 do que em 2017, entre eles estão 4 atuais presidentes de junta, eleitos pelo PSD: Eurico Carrapatoso (Alvites), Cláudia Afonso (Múrias), Manuel Fraga (Vale de Asnes) e André Geraldo (União de Freguesias de Freixeda e Vila Verde) – e outros dois, eleitos em 2017 por movimentos independentes: Manuel Fontes (Aguieiras) e Rui Melo (Vale de Gouvinhas).

Três atuais presidentes de junta, eleitos pelo PS, não se recandidatam: José Carlos Teixeira, em Frechas, que avança com uma lista independente, Vítor Correia, em Mirandela, que vai para a lista à câmara, como número dois, e ainda Mário Morais que não se recandidata em Mascarenhas.

Os restantes 6 presidentes eleitos, em 2017, recandidatam-se: Bouça, Cabanelas, Fradizela, Lamas de Orelhão, Torre de Dona Chama e Vale de Telhas.

Os socialistas não apresentem lista em quatro freguesias: Abambres, Frechas, Passos e União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa

LISTA DE CANDIDATOS às Assembleias de Freguesia PS:

Abreiro – Ilda Fernandes

Aguieiras – Manuel Fontes (atual presidente de junta eleito como independente)

Alvites – Eurico Carrapatoso (atual presidente eleito pelo PSD)

Bouça – Duarte Ruivo (presidente recandidato)

Cabanelas – António Alves (presidente recandidato)

Caravelas – Manuela Esteves

Carvalhais – Alexandre Camilo

Cedães – Ramiro Lourenço

Cobro – António Mesquita

Fradizela – Manuel Figueira (presidente recandidato)

Lamas de Orelhão – Vanda Preciso (presidente recandidata)

Mascarenhas – Manuel Gomes

Mirandela – Luís Soares

Múrias – Cláudia Afonso (presidente eleita pelo PSD)

São Pedro Velho – Paula Borges

Suçães – Paulo Rei

São Salvador – Henrique Afonso

Torre de Dona Chama – Nuno Nogueira (presidente recandidato)

Vale de Asnes – Manuel Fraga (presidente eleito pelo PSD)

Vale de Gouvinhas – Rui Melo (presidente eleito como independente)

Vale de Salgueiro – Adérito Teixeira

Vale de Telhas – Joaquim Clemente (presidente recandidato)

União de Freguesias de Avantos e Romeu – Armando Cepeda

UF Avidagos, Navalho e Pereira – Maria João Morais

UF Franco e Vila Boa – Fernando Macedo

UF de Freixeda e Vila Verde – André Geraldo (presidente eleito pelo PSD)

Jornalista: Fernando Pires

Foto: Estela Silva/Lusa

Slider