Festival vai decorrer de forma descentralizada por todo o concelho

Arrancou hoje o IXº Festival Literário de Bragança (FLB) que, até sábado, transforma o concelho  de Bragança num verdadeiro palco de cultura viva, através de conversas com escritores, apresentações de livros, exposições, momentos de poesia e experiências gastronómicas para públicos de todas as idades.

Sob o tema “Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia”, o evento propõe uma viagem única pelos sentidos e pela memória, cruzando a riqueza do património literário com os sabores identitários da região transmontana.

O primeiro dia ficou marcado por uma conversa com o chef António do Rosário, “Encontros Literários e Gastronómicos” que contou com a presença da melhor padeira do mundo, a transmontana Elisabete Ferreira, bem como com Ana Rodrigues e Fernando Calado. Foi também inaugurada a exposição “Mulheres da Culinária Portuguesa”, da autoria do gastrónomo Virgílio Gomes, patente no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, que homenageia as mulheres que moldaram o gosto e a tradição culinária em ambiente familiar, através de uma rara coleção de livros de cozinha escritos por autoras portuguesas desde o século XIX.

O FLB assume-se como um encontro multidisciplinar que junta autores, chefes, investigadores e a comunidade em torno da cultura partilhada à mesa. Entre os nomes confirmados estão Óscar Geadas, Nuno Diniz, Hélio Loureiro, Clara Haddad, Fernando Alvim, João Gobern e vários membros da Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM), coprodutora do festival, que se junta ao Município de Bragança e à Editorial Novembro na organização, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB).

A edição termina sábado, com o lançamento da coletânea “Paisagens Literárias”, da ALTM, seguido de um lanche transmontano e uma apresentação musical pelo projeto “Famílias em Coro”, do Conservatório de Música e Dança de Bragança.

O programa, que decorre em vários pontos do concelho, inclui oficinas de escrita e culinária, almoços e jantares literários, roteiros temáticos e encontros intergeracionais. Uma das grandes apostas deste ano é a descentralização das atividades, que chegam a escolas, IPSS, estabelecimentos prisionais e ao meio rural, reforçando o papel da literatura como instrumento de inclusão e coesão social.

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n