Um investimento de quase 2,2 milhões de euros, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano- financiado em 85 por cento por fundos comunitários com o intuito de reabilitar o edifício votado ao abandono desde a desativação da linha do Tua.

O edifício da antiga estação da CP de Mirandela vai sofrer obras de requalificação. A emblemática estação construída, em 1887, foi uma referência regional no transporte de mercadorias e passageiros, mas, em 1991, a CP encerrou o troço ferroviário entre Mirandela e Bragança, e a partir daqui, o edifício, em pleno centro da cidade ficou votado ao abandono sem qualquer tipo de requalificação.

Só em setembro de 2019 se alcançou o acordo que permite a reabilitação do edifício. A câmara de Mirandela e a Infraestruturas de Portugal celebraram um contrato de comodato que garante o usufruto de edifícios e terrenos ao município por um período de 50 anos com o compromisso de realizar obras no prazo de três anos.

Agora, a Câmara de Mirandela publicou um anúncio em Diário da República que dá um prazo até ao final do mês de julho para a apresentação de propostas para a empreitada no valor de 2,2 milhões de euros. “O projeto foi da autoria do arquiteto Nuno Sousa que esteve acompanhado por uma equipa de engenharia com o apoio de todos os serviços municipais e o resultado foi muito bom”, refere a presidente do Município.

A ideia é transformar aquele imóvel numa casa de artes e cultura, no piso superior. “Tínhamos como compromisso a requalificação para uma casa da cultura e vamos cumprir. Também queremos ter uma memória sobre a ferrovia, que foi tão importante para o concelho”, acrescenta Júlia Rodrigues.

Já o piso inferior servirá de apoio à mobilidade da linha ferroviária do Tua, mas também da futura ciclovia entre Mirandela e Carvalhais

Depois de adjudicada, a obra terá um prazo de 545 dias para estar concluída.

Entretanto, também vão avançar as obras de requalificação da zona envolvente à antiga estação, a zona verde entre a Reginorde e o Parque do Império no valor de 157 mil euros, bem como a recuperação do antigo depósito de água da estação no valor de 46 mil euros.

Jornalista: Fernando Pires

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798