A campanha de segurança rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, organizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu de 15 a 21 de outubro, com o objetivo de alertar os condutores sobre os riscos de usar o telemóvel enquanto conduzem.

Durante esta ação, foram sensibilizados 621 condutores e passageiros para os perigos da distração ao volante, com mensagens sobre a lentidão de reação e os erros de avaliação provocados pelo uso de dispositivos eletrónicos. Em simultâneo, realizaram-se operações de fiscalização em várias regiões, incluindo Açores e Madeira.

Os resultados indicam um total de 2.011 acidentes, com 6 vítimas mortais, 38 feridos graves e 611 feridos leves, refletindo uma diminuição em comparação ao mesmo período de 2023. As vítimas fatais, cinco homens e uma mulher, tinham idades entre 19 e 76 anos, e os acidentes ocorreram principalmente devido a despistes e colisões.

Em termos de fiscalização, foram controlados 4,7 milhões de veículos por radar e 56,6 mil veículos presencialmente, resultando em 24,5 mil infrações, 687 das quais por uso indevido do telemóvel durante a condução.

Esta foi a décima campanha do Plano Nacional de Fiscalização de 2024, com mais duas previstas até ao final do ano.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N / Arquivo

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: CATARINA OLIVEIRA É UMA “ESPÉCIE RARA SOBRE RODAS” QUE QUEBRA PRECONCEITOS
Próximo artigoDETIDO POR CAÇAR A MENOS DE 100 METROS DE ESTRADA NACIONAL EM VILA FLOR