A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), lançam hoje, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, que está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022.

Tem como objetivo alertar os condutores e passageiros para a importância do uso, de forma correta, dos dispositvos de segurança e decorre até ao dia 19 de setembro.

“Numa colisão, um veículo para numa fração de segundo. Mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente. Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar”, refere a nota publicada pela ANSR.

Relativamente ao “uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente” assim como “a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte”, sustenta a nota.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização. Em Bragança, acontecem dia 13 de setembro, às 08h00, na Avenida das Cantarias. Já em Vila Real, acontecem a 15 de setembro, às 08h00, na Avenida da Noruega.

Jornalista: Inês Carvalho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorDESPISTE DE CARRINHA DE TRANSPORTE DE VALORES FAZ DOIS FERIDOS LIGEIROS EM BRAGANÇA
Próximo artigoIPB VOLTA A CRESCER E JÁ CONTA COM MAIS DE 10 MIL ALUNOS