São cinco novos percursos pedestres acompanhados pela vista do Douro. A inauguração acontece já no dia 27 de março.

O município de Carrazeda de Ansiães vai assinalar a inauguração das novas infraestruturas turísticas, com a realização de caminhadas com a população local, ao longo de três fins de semana, distribuídos pelos meses de março, abril e maio. A primeira caminhada realiza-se já no próximo domingo.

As cinco Pequenas Rotas (PR) foram homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo e atravessam aldeias e lugares privilegiados, como miradouros sobre o rio Douro.

“Cada um dos percursos pedestres tem a particularidade de valorizar diversos pontos de interesse, que do ponto de vista patrimonial, cultural, histórico e até económico, são elementos integridades da singularidade do território. O desafio vai muito além da caminhada, inclui vivências e conhecimentos que tornam cada experiência única”, refere a autarquia em comunicado.

O “Trilho da Aldeia dos Moinhos” é o primeiro com início e fim junto ao Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira. Este percurso pelos Moinhos de Rodízio do Ribeiro do Coito e aqui podem ser observadas várias estruturas molinológicas tradicionais com as suas levadas e represas e vários outros edifícios funcionais como fornos de cozer pão, palheiros, pombais e habitações.

Ainda no mesmo dia, 27 de março, segue-se o “Trilho do Miradouro da Cova Escura” com início e fim igualmente junto ao Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, com direção à Fonte da Bicuda e a uma ponte localmente conhecida como Ponte Romana.


O percurso continua em direção ao Pinhal do Douro, acompanhando a meia encosta o vale do Ribeiro das Tábuas, onde é possível observar um conjunto disperso de estruturas que compõem e caracterizam a paisagem rural. Estas estruturas, identificadas como muros apiários, fornos de secar figos, um lagar de azeite e um conjunto de moinhos, constituem um testemunho material de uma arquitetura vernacular e de um modo de exploração tradicional dos recursos naturais da região. De regresso ao ponto de partida, o trilho segue em direção ao Miradouro da Cova Escura, passa pelo Santuário da Nossa Senhora da Assunção e, já na chegada à aldeia de Vilarinho da Castanheira, passa junto à Fonte do Cano.

“Pelo facto das PR serem certificadas, é garantido a quem o caminho uma correta marcação do trilho, qualidade na sinalética e painéis informativos, bem como condições de segurança para que a caminhada possa ser realizada com total confiança”, sublinha.

A inscrição para participação no arranque da inciativa é obrigatória e está disponível até 24 de março, na Loja Interativa de Turismo de Carrazeda de Ansiães ou através de um formulário online.

Jornalista: Rita Teixeira

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorMUSEUS TRANSMONTANOS INCLUÍDOS NA REDE PORTUGUESA DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Próximo artigoVÍDEO: ALUNOS TRANSMONTANOS APURARAM-SE EM MIRANDELA PARA CORTA MATO NACIONAL