O presidente da CCDR NORTE, Álvaro Santos, afirmou este sábado, em Santo Tirso, que “os próximos 40 anos da Europa serão de transformação e o Norte quer estar na linha da frente desse futuro: como plataforma atlântica de inovação, indústria, conhecimento e coesão”.
A declaração foi feita durante a conferência “O Norte 40 Anos Depois: Que Europa Queremos Construir?”, iniciativa que marcou o arranque das comemorações dos 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia.
Ao longo da sessão, Álvaro Santos apresentou várias prioridades estratégicas para a Região Norte, defendendo uma aposta na inovação, no conhecimento, na transição verde e no reforço da posição da região no espaço europeu e ibérico.
Na abertura do encontro, o responsável destacou ainda o significado simbólico do Dia da Europa, afirmando que “celebrar o Dia da Europa é, antes de mais, celebrar um projeto de paz, de liberdade e de prosperidade partilhada”.
A sessão contou também com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que encerrou os trabalhos, sublinhando que “Portugal tem sido um parceiro comprometido e ativo no projeto europeu, contribuindo com as suas características próprias, a sua visão atlântica e a capacidade das suas regiões para fortalecer uma Europa mais coesa, inovadora e solidária”.
A conferência reuniu representantes institucionais, autarcas e eurodeputados em vários momentos de reflexão sobre o futuro da União Europeia e o papel das regiões portuguesas na construção do projeto europeu.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

















