GNR recuperou grande parte dos equipamentos furtados em armazéns agrícolas.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Mirandela deteve, ontem, um homem de 61 anos, durante uma operação policial na localidade de Mascarenhas, no concelho de Mirandela, no âmbito de uma investigação pelos crimes de furto qualificado em armazéns agrícolas, que terão ocorrido em agosto de 2020 e em março deste ano, e detenção de armas proibidas.

O NIC deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária e a um mandado de busca em viaturas, que permitiu recuperar a quase totalidade dos equipamentos furtados. “Todo o trabalho de investigação desenvolvido no último ano permitiu-nos levar prova ao Ministério Público que acabou por entender emitir os mandados de busca através dos quais apreendemos uma série de material que tinha sido furtado”, adianta o comandante da GNR de Mirandela.

Entre o material apreendido estão três motosserras, três máquinas roçadoras, quatro motores de rega e um motocultivador. “Além disso, ainda houve a apreensão de três armas, sendo uma delas uma pistola de calibre 6,35 milímetros e várias munições”, descreve o Capitão Hugo Torrado.

Ainda no decorrer desta operação, a GNR apurou que o suspeito mantinha em cativeiro três animais. “Tinha três pintassilgos, dois periquitos comuns e um periquito-de-colar. Como não tinham as condições legais exigidas, os animais foram apreendidos”, acrescenta o comandante da GNR de Mirandela.

O detido foi constituído arguido e interrogado, mantendo-se em liberdade enquanto decorrem as restantes diligências de investigação.
Esta operação contou com o apoio do Posto Territorial de Torre Dona Chama e pelo Núcleo de Proteção Ambiental de Mirandela.

Jornalista: Fernando Pires

Foto: GNR

Slider