A primeira exposição do Coletivo de Artistas Transmontanos fora da sua sede, em Mirandela, está agendada para o próximo sábado na galeria MOMENT1, no PORTO, onde o coração transmontano “vai pulsar para fora do seu peito”, refere a nota enviada às redações.

Este pequeno grupo de artistas expõe a sua arte “dentro da sua própria identidade revelando várias dimensões de si próprios e das suas raízes do interior transmontano”.

A galeria MOMENT1 é o projeto cultural da SUBRISUS, uma clínica localizada na Avenida de Fernão de Magalhães (Porto), que junta cultura e saúde num só espaço. Porque a cultura também é saúde, foi lançado em Setembro de 2022 o MOMENT1: um projeto artístico que todos os meses transforma os espaços da clínica numa galeria de arte.

Obras de arte, que tomam forma através das mais diversas manifestações artísticas, têm nas paredes e recantos desta clínica dentária um espaço para se mostrarem e um público para as admirar.

Recorde-se que o Coletivo de Artistas Transmontanos, que surgiu em Junho de 2022, é um novo movimento artístico no coração transmontano com cerca de 80 membros que já regista quatro eventos na cidade de Mirandela.

Ana Morais, ou “Anita dos 7 Ofícios”, a fundadora e a impulsionadora do projeto, adianta que “é com a participação ativa e parcerias dos artistas e de outros locais que as iniciativas se desenvolvem” e sublinha que o Coletivo de Artistas Transmontanos surge da “necessidade de criação de plataformas de divulgação do que melhor se faz no interior transmontano artisticamente é aliada ao contributo à comunidade através da criação de momentos de convívio culturais abertos a todo o público em locais inusitados”.

Para além disso, explica Ana Morais, o coletivo “é um facilitador de oportunidades aos artistas membros e convidados transmontanos para a participação em iniciativas com várias vertentes criativas, desde a fotografia, escultura, comunicação visual, música, pintura, escrita, entre outros, – respeitando a sua identidade artística e com o objetivo de promover a igualdade de oportunidade para destacar artistas de origem transmontana em qualquer estatuto, emergentes ou estabelecidos”.

Ana Morais faz questão de ressalvar que o Coletivo de Artistas Transmontanos, “de momento, não é financiado, é apartidário e é constituído pela boa vontade de todos os artistas envolvidos, bem como algumas parcerias e promove também ação solidária associando-se a instituições presentes na comunidade”.

Nesta exposição que vai ser inaugurada, no sábado, terá trabalhos de vários artistas transmontanos:

Ana Morais – fotografia

Bruna Costa – texto

Eduardo Cunha – fotografia

Maria Maruja – pintura

Mariana Luz – design gráfico

Martim Sanhudo – escultura + pintura

Lara Ribeirinha – fotografia + concerto de inauguração

Raquel Henriques – design floral

Rui Saraiva – fotografia

Tiago Esteves – fotografia

Jornalista: Fernando Pires

Foto: André Gomes

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMATERIAIS RECOLHIDOS NO DOURO DÃO VIDA A EXPOSIÇÃO EM ADEGA DE VINHO
Próximo artigoFRIO PROLONGA AVISO AMARELO EM BRAGANÇA