A Assembleia Municipal de Miranda do Douro aprovou inclusão da linha ferroviária de alta velocidade Porto – Vila Real – Zamora no Plano Ferroviário Nacional (PFN).

Helena Barril, autarca de Miranda do Douro, mencionou em declarações à agência Lusa que “o facto de o PFN incluir Miranda do Douro pode ser algo de revolucionário para o desenvolvimento deste território do interior do país, o que vai permitir diminuir as assimetrias regionais e potencial vários setores da sociedade”.

O documento foi apresentado na Assembleia Municipal de Miranda do Douro, que decorreu na passada quinta-feira, pela Associação Vale D’ouro, no âmbito da discussão pública do Plano Ferroviário Nacional que decorre até dia 28 de fevereiro.

“Este PFN vai encurtar as distâncias entre o Porto e Miranda do Douro, sendo uma viagem que se poderá fazer numa hora e quinze minutos”, menciona Helena, e acrescentas que “com este novo traçado, poderá até haver a possibilidade de os médicos poderem deslocar-se ao nosso concelho para realizar consultas de especialidade e regressar no próprio dia, já que a viagem dura pouco mais de uma hora”.

Os benefícios no que toca à área da saúde não foram os únicos mencionados. A presidente destaca, também, o turismo. Helena Barril, “o PFN nacional é uma mais-valia para Miranda do Douro, por se tratar de um concelho fronteiriço”.

De acordo com a agência Lusa, o documento “prevê a criação de uma nova linha ferroviária de passageiros que, para ser competitiva com o automóvel, terá que fazer a ligação Porto – Vila Real em menos de uma hora, e Porto – Bragança em menos de duas.

A reabertura total da linha do Douro também consta no plano. Esta ideia vem reforçar o anúncio feito pelo ministro das Infraestruturas no início de outubro onde mencionou a reabertura de 28 quilómetros do troço entre Pocinho e Barca d’Alva.

Ainda não estabelecidos os prazos, o PNF tem um horizonte indicativo de conclusão até 2050.

Foi em 2018 que se iniciou a defesa da reabertura da Linha do Douro. No início de outubro, culminou com o anúncio do lançamento do concurso para o projeto de execução que conduzirá à reabertura até Barca d’Alva.

Jornalista: Lara Torrado

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPOSSIBILIDADE DE CHEIAS NA ZONA RIBEIRINHA DO PINHÃO
Próximo artigoDOURO É A CIDADE EUROPEIA DO VINHO ESTE ANO