A tempestade Célia contribuiu para este episódio e, agora, a Península Ibérica será afetada pelo fenómeno, pelo menos até à próxima quinta-feira. Até ao momento, Bragança é a cidade que regista a pior qualidade do ar.

Na manhã desta terça-feira, o céu de todo o país ganhou um tom alaranjado devido à aproximação da tempestade Célia, que acabou por levantar poeiras para a atmosfera

Macedo de Cavaleiros © Carla Silva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que todo o território nacional pode ser atingido, em particular o interior Norte e Centro, por estas poeiras oriundas do norte de África.

Em comunicado, acrescenta ainda que “os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação”. Isto significa, por exemplo, que as pessoas com problemas respiratórios podem ser mais afetadas.

Vila Flor © Luís Teixeira

De acordo com o site QualAr, da agência Portuguesa do Ambiente, nesta terça-feira a qualidade do ar está boa ou muito boa no território continental, à exceção de Bragança. A previsão aponta para que amanhã piore nas regiões Norte e Centro.

Já em caso de precipitação, as poeiras podem transformar-se em chuvas de lama.

Jornalista: Rita Teixeira

banner canal n
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorTRÊS MILITARES DA GNR FERIDOS E TRÊS JOVENS DETIDOS NO PESO DA RÉGUA
Próximo artigoVÍDEO: ALIJÓ TEM 200 QUILÓMETROS DE PERCURSOS PEDESTRES PARA DESCOBRIR TERRITÓRIO DO TUA AO DOURO