O programa CLDS-5G, promovido pelo Município de Vila Pouca de Aguiar, celebrou o seu primeiro ano de atividade, assinalando 12 meses de intervenção dedicada à inclusão social, proximidade comunitária e desenvolvimento do território.
Desde o seu arranque, a 2 de maio de 2025, a iniciativa tem desenvolvido ações nos quatro eixos de intervenção previstos, envolvendo a comunidade local em atividades que visam melhorar a qualidade de vida e reforçar a coesão social no concelho de Vila Pouca de Aguiar.
O projeto resulta de uma candidatura liderada pela autarquia enquanto entidade coordenadora local, em parceria com a AECORGO – Associação Empresarial do Corgo, responsável pela execução das ações no terreno. Ao longo deste primeiro ano, o programa contou com a colaboração de diversos parceiros institucionais e a participação ativa da população.
Com uma duração total de 48 meses, o CLDS-5G é financiado no âmbito do aviso PESSOAS‐2024‐12 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, integrado no PESSOAS 2030, que por sua vez se insere na estratégia nacional Portugal 2030.
A autarquia destaca o envolvimento da comunidade e dos parceiros como elementos-chave para o sucesso da iniciativa, sublinhando que o trabalho desenvolvido ao longo deste primeiro ano reforça a importância de políticas de proximidade na promoção da inclusão e do desenvolvimento social sustentável.
A Redação
Foto: DR

















