O Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com a Apibéricos, realizou na passada terça-feira, 18 de março, uma sessão informativa na Escola Básica Fernão de Magalhães, em Sabrosa, para alertar a comunidade escolar sobre os riscos da vespa velutina (asiática) e ensinar estratégias de combate.

Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a identificar a vespa asiática e o seu ninho, bem como distinguir entre a vespa velutina e a vespa crabro (europeia), frequentemente confundida com a invasora. Além disso, foi apresentada uma demonstração sobre como construir armadilhas simples e eficazes para capturar as vespas fundadoras, um passo importante no controlo da espécie.

A receita das armadilhas inclui uma mistura de três litros de água, um quilo de açúcar e 50 gramas de fermento de padeiro, colocada numa garrafa com furos de dois centímetros perto da tampa. Com esta fórmula, é possível criar até 15 armadilhas, que podem ser colocadas em vários locais exteriores, como árvores, varandas ou jardins.

O município de Sabrosa apelou à colaboração da população para o controlo desta ameaça, incentivando os moradores a construir as suas próprias armadilhas e a instalá-las nos seus espaços exteriores. Em caso de avistamento de ninhos de vespa asiática, o município disponibiliza o Serviço Municipal de Proteção Civil para orientação, através do número 259 937 132, ou para o Centro Municipal de Proteção Civil, na antiga Escola Primária de Paços.

A autarquia relembra que a participação ativa de todos é essencial para garantir a segurança da comunidade e minimizar os riscos causados pela vespa asiática.

Jornalista: Lara Torrado

Fotos: Município de Sabrosa

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n